segunda-feira, 19 de junho de 2017

Santo Augusto: MEC suspende parcialmente atividades da FAISA

Aulas estão normais! Secretária informou que o Diretor deverá se posicionar durante esta semana


No Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 19, consta um despacho do Ministério da Educação (MEC), o qual comunica a suspensão parcial das atividades de 27 faculdades e institutos espalhados por todo o país. 

Entre elas, há quatro instituições do Rio Grande do Sul. São elas, Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), Faculdade América Latina de Ijuí (FAL), Faculdade Ecoar (FAECO) e Faculdade Santo Augusto (FAISA). 

O texto é assinado pelo secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Henrique Sartori de Almeida Prado. 

No documento, o MEC cita supostas irregularidades, no entanto, não específica quais seriam as práticas irregulares das faculdades gaúchas. 

O MEC sustenta, porém, que os alunos não serão prejudicados, já que trata-se de uma medida cautelar. Apenas processos administrativos envolvendo as instituições e o governo federal estão interrompidos. 

Entenda

O caso começou com uma denúncia de um grupo de estudantes em Pernambuco e foi levado à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Faculdades Irregulares, que fez uma denúncia a respeito. A decisão do MEC é um desdobramento da apuração na Assembleia Legislativa do Recife. 

A CPI identificou quatro tipos de irregularidades: faculdades oferecendo cursos superiores sem possuir a permissão do MEC, universidades que utilizam indevidamente instalações físicas da rede pública estadual e municipal, além da comercialização de diplomas e de instituições de ensino que ministram cursos de extensão como se fossem de graduação. Há ainda aquelas que terceirizam os serviços de ensino. 

Posicionamento da FAISA

A reportagem da Rádio Querência entrou em contato com a Faculdade Santo Augusto (FAISA), onde foi informada pela secretária Tamires Engster, que o Diretor da instituição, Paulo Nei Ferreira da Silva, que reside em Brasília," tomou conhecimento do fato e que se posicionará a respeito ao longo da semana". Solicitamos o contato pessoal do Diretor, mas não fomos atendidos, pois a servidora disse que não tinha autorização para divulgar. 

Em junho do ano passado, quando a FAISA foi citada pela primeira vez na CPI, “a faculdade declarou que teve sua marca copiada e usada de forma irregular”. 

A instituição segue com as aulas normais.



Postado por: Maira Kempf
Rádio Querência

Nenhum comentário:

Postar um comentário