quarta-feira, 21 de junho de 2017

Podas drásticas em árvores de domínio público preocupam a Prefeitura de Crissiumal

A Secretaria de Des. Rural, Pesca e Meio Ambiente orienta os munícipes sobre o manejo correto das podas


Preocupada com a preservação das árvores existentes nas vias públicas e com a arborização da cidade, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Pesca e Meio Ambiente está orientando a população sobre os cuidados que devem ser tomados, para evitar a poda drástica e, consequentemente, a erradicação das árvores.

A arborização é um item muito importante dentro da configuração do espaço urbano; e a poda drástica é considerada um crime contra o patrimônio público e contra o meio ambiente. 

Várias solicitações de podas ou cortes são irregulares. As podas das árvores só se justificam em casos de interferência na rede elétrica, obstáculo às atividades humanas em passeios públicos ou em estado de saúde comprometido. Além disso, deve ser feita por profissional técnico ou pela equipe da Prefeitura, conforme o Código de Posturas do Município.

A poda e corte feita de forma irregular e que ocasiona a erradicação da árvore, pode gerar multa ao munícipe, por árvore cortada. Nas últimas semanas, os Profissionais do Órgão Ambiental, identificaram uma série de podas drásticas em árvores plantadas junto ao passeio publico, em diversos locais da cidade. As espécies cortadas em seu tronco ficaram totalmente sem folhas; em desacordo com a lei Municipal. 

Em muitos casos, além da poda feita sem o procedimento correto, as folhas e galhos ficam na calçada, comprometendo, também, a via. Nesta situação, o recolhimento do material vegetal, também, é de responsabilidade do munícipe. 

A Prefeitura informa aos munícipes que desejarem realizar as podas em árvores, nos passeios públicos, que entrem em contato com a Secretaria, no Departamento de Meio Ambiente, para que sejam orientados a efetuar a poda de maneira correta, bem como, também, seja comunicado, a Secretaria de Obras, para que a equipe de serviços urbanos efetue a coleta dos resíduos.



Fonte/Fotos: SMDRPMA - Andréia Queiroz- Jornalista e Assessora de Imprensa da Prefeitura de Crissiumal
Postado: Leila Ruver | Guia Crissiumal

Nenhum comentário:

Postar um comentário