sábado, 26 de novembro de 2016

Três de Maio: Oriental Futebol Clube completa 91 anos


   Foto: Paulo Marques

Oriental é uma equipe de futebol brasileiro fundada em 25 de Novembro de 1925, na cidade de Três de Maio, localizado no noroeste do Rio Grande do Sul Brasil.

Era início de nossa terra, num pedacinho de chão do Rio Grande do Sul. Um grupo de desbravadores decidiu fundar uma agremiação esportiva. O então '"foot-bal"(em ingles "pé de bola") já despertava a paixão dos brasileiros imigrantes.

O grupo de esportistas familiarizados com o esporte reuniu-se, e do encontro surgiu o Orietal Foot-Ball Club. A primeira ata registrada o mês de julho de 1925. No entanto, ninguém sabe explicar porque o aniversário é comemorado em 25 de novembro. Datas a parte, nas primeiras décadas o Oriental realizava apenas jogos amistosos com equipes desta região (Cruz Alta, Santo Ângelo, Santa Rosa e Cerro Largo, entre outras). No final dos anos 40 e início de 50, inicia sua participação no Campeonato Municipal de Santa Rosa.

Os principais adversários eram as equipes do Aliança e do Paladino, com os quais travou grandes embates.Com o movimento emancipacionista de Três de Maio e sua consequente concretização na metade dos anos 50, o Oriental filiou-se a antiga Federação Rio-Grandense de Futebol, iniciando sua participação no Estadual de Amadores, utilizando seu Estádio da Baixada, mais tarde denominado "Reinoldo Selzler". A construção do Estádio Municipal, inaugurado em dezembro de 1959, com clássico ijuiense Gaúcho x São Luiz, ensejou a fundação de outras agremiações. Na preliminar do clássico, um time de Três de Maio, utilizando camisetas do Colégio Pio XII, entregou o Paladino de Santa Rosa.

Uma curiosidade: para o jogo inaugural do Estádio Municipal havia sido convidado o Grêmio que enfrentaria o Oriental. O jogo não foi realizado por desistência do Oriental, por motivos controvertidos e polêmicos, segundo comentários na época.

O novo estádio oportunizou o iminente surgimento de uma segunda força no nosso futebol de Três de Maio. Foi assim que uma plêiade de desportistas, alguns dissidentes do Oriental, decidiu-se pela fundação de outro clube.

Hoje atualmente o Oriental atua em competições regionais e estaduais.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Confraternização será realizada neste final de semana

O Presidente do Oriental Futebol Clube, Sinval David, concedeu entrevista na tarde desta sexta-feira, 25 de novembro, ao Programa Linha Aberta da Rádio Colonial de Três de Maio.

Na oportunidade o presidente destacou a importância do aniversário e falou sobre atividades que serão realizadas neste final de semana, para comemorar de maneira especial os 91 anos da equipe três-maiense.

Sábado 26/11

Local: Estádio Reinoldo Soelzer, veteranos do Oriental realizam amistoso com a equipe do Credishow, às 16h30min.

Domingo 27 /11

Local: Estádio Reinoldo Soelzer, teremos os seguintes amistosos:

Amigos da Bola x Inter do Km 10

Rural Mais x Academia Fitness.

Os jogos iniciam às 9h da manhã.

Ao meio dia será serviço almoço de confraternização aos interessados. Reservas de fichas devem ser feitas com integrantes da diretoria.


Fonte: JB Nardes
 
Rádio Colonial

Nenhum comentário:

Postar um comentário