quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Batalhão do Exército desencadeia ação de combate a delitos transfronteiriços na região

Equipe está instalada em Crissiumal


O Município de Crissiumal recebeu no domingo (20), um Batalhão de homens do Exército, que estão atuando na Operação Fronteira Sul. São aproximadamente 150 soldados do 29º Batalhão de Infantaria Blindada de Santa Maria, subordinados, na Operação, ao 19º RCMec de Santa Rosa.

Os soldados que se instalaram no município, montaram sua estrutura de base e apoio no espaço cedido pela Prefeitura, junto ao Centro de Convivência do Idoso de Crissiumal - CESIC e no Ginásio Municipal de Esportes.

Os militares iniciaram a Operação na manhã desta segunda-feira (21).A ação objetiva reprimir os delitos transfronteiriços e ambientais, com o apoio dos órgãos de segurança pública. Com as medidas da Operação, os militares buscam apreender armas, drogas, contrabando e qualquer outro produto que esteja circulando de forma ilegal pela fronteira.

Fortemente equipados e armados, os soldados do Batalhão do Exército realizam patrulhas motorizadas e instalam pontos de checagem nas diversas vias que dão acesso à fronteira do país pelo município de Crissiumal, com a formação de barreiras, durante 24 horas por dia, em locais alternados e estratégicos.Os militares estão atuando em rodovias, estradas vicinais e nas principais vias de entrada e saída do Município.

Segundo o Capitão Rafael Costa a intenção é de apoiar a população através de ações cívico-sociais e tranquilizar o cidadão de bem, pois durante a ação, o Exército atuará de forma amigável e colaboradora, como uma mão amiga à sociedade crissiumalense.

Além de armamento pesado, o Batalhão, está equipado, também, com caminhões, ônibus, embarcações, ambulância e jipes, o que facilita a ação dos militares. De acordo com o Subtenente Claudiomiro, responsável pela logística do Batalhão, toda a estrutura deslocada, para o Município de Crissiumal, se faz necessária para a eficiência da ação, além, de proporcionar um maior conforto aos soldados, pois a Operação não tem data para ser finalizada.

Comandado pelo Comandante Coronel Carlotto, do 19º RCMec de Santa Rosa, o 29º Batalhão de Infantaria Blindada atua em várias faixas da fronteira noroeste do estado, numa extensão aproximada de 250 km. A Operação Fronteira Sul, ocorre em toda a faixa de fronteira Sul do Brasil, abrangendo os três estados sulistas, sendo Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O Município de Crissiumal foi escolhido para instalar a base do Exército, por ser localizado numa área central, referente à área de atuação do Batalhão e ao elemento enquadrante, ou seja, o 19º RCMec de Santa Rosa.



Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Crissiumal - Fotos: Exército
Postado: Leila Ruver
Guia Crissiumal

Nenhum comentário:

Postar um comentário