segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Homicídio em São Martinho teve motivação política, diz Delegado

Segundo a PC, os quatro indiciados são ligados à coligação vencedora na última eleição no município



Na  tarde desta segunda-feira, 21, a Polícia Civil realizou uma coletiva de imprensa, em Três Passos, com o objetivo de divulgar informações sobre a conclusão do inquérito que investigou o homicídio de Roque Franciso Unser, de 60 anos, fato ocorrido no dia 30 de setembro deste ano, em São Martinho, dois dias antes das eleições.

Segundo o Delegado Gustavo Fleury, o inquérito, com 906 páginas, foi entregue ao Ministério Público na ultima sexta-feira, 18. A partir de agora, o Ministério Público tem cinco dias para oferecer a denúncia à Justiça.

A investigação, que teve duração de 54 dias, e seguiu na linha de crime eleitoral, concluiu que a vítima foi morta por motivos políticos. O assassinato teria sido encomendado por duas pessoas, e executado por outras duas, sendo uma residente na localidade de Linha Santa Lúcia, onde o fato ocorreu.

“Há provas de que os indiciados temiam que a vítima, pela influência política que tinha, pudesse coletar votos suficientes que alterassem as eleições no município de São Martinho” declarou o Delegado.

“Roquão”, como o chamavam, era presidente do PMDB de São Martinho e já havia trabalhado como chefe de gabinete na prefeitura. 

Detalhes 

O crime ocorreu em uma emboscada, pedras e folhas de bananeiras na via obrigaram Roque a diminuir a velocidade do seu veículo Fiesta, momento em que ele foi alvejado por um único disparo, que acertou o braço, a axila e o coração. Ele retornava de uma visita política a uma Olaria, localizada em Santa Lúcia. O caso, de difícil elucidação, não teve testemunhas. Desse modo, a investigação iniciou com diligências na respectiva Olaria, último local onde a vítima foi vista com vida.

Pelas informações, Roque teria chegado à Olaria às 19h15min e saiu as 21h04min, o local onde o crime ocorreu fica distante 1 km da Olaria, portanto, concluiu-se que a vítima foi morta às 21h08min.

Um dos itens que auxiliou nas investigações foi às imagens das Câmeras de Monitoramento da Olaria, onde a Polícia percebeu que um veículo Ford Del Rey, vermelho, passou em frente ao estabelecimento e em seguida retornou, em alta velocidade, minutos antes do crime.

Com isso, a PC foi até o indivíduo que estava com esse veículo, e descobriu que o carro pertencia a uma revenda de carros de São Martinho, e teria sido emprestado ao grupo político para fazer campanha.

Após oitivas, depoimentos, interceptações telefônicas, quebra de sigilo, e demais captação de provas inquestionáveis, a Polícia Civil chegou à conclusão de que os quatro indiciados têm ligação política com a coligação que venceu as eleições em São Martinho. Todos os envolvidos residem no referido município.

O Delegado Fleury destacou que não foi encontrado a arma usada no crime, isso porque, os envolvidos se desfizeram de armas e munições, que possivelmente foram às utilizadas no crime. Também foi descoberto, por meio de interceptações telefônicas, que os mentores iniciaram negociações com Advogados, a fim de defender os executores, caso o crime fosse descoberto. E ainda, que os mentores seguiram a vítima durante o dia do crime, e que ficaram por cerca de 20 minutos conversando em um posto de combustíveis, durante o desfecho do homicídio.

Mesmo com todas as provas, nenhum dos indiciados confessou o crime ou envolvimento nele. Um dos indiciados, que seria executor do crime, está preso no Presídio Estadual de Três Passos, desde o dia 11 de outubro. Outros dois estão em liberdade, porém sob medidas cautelares, não podem se afastar da comarca, sair à noite, entre outras. O quarto indivíduo também está em liberdade, porém, foi solicitada a prisão preventiva na última sexta-feira.

Um dos indiciados como executor do crime, que residia na localidade onde o crime ocorreu, já possui registro policial, sendo inclusive, um registro feito pela vítima há cerca de dois anos.

A Polícia Civil não divulgou nomes dos envolvidos. Outro quesito que chama atenção, divulgado durante a coletiva, é que os eleitores que residiam nessa Olaria, estariam apoiando a coligação oposta à de Roque, e que uma ligação de alguém da Olaria teria avisado os mentores do crime, de que Roque estaria fazendo uma visita na Olaria, o que, para o Delegado, é sinal de que nesse momento eles decidiram executar Roque.

Possível reviravolta nas eleições 

No local da Coletiva de Imprensa, familiares e amigos de Roque lamentaram o ocorrido, e reivindicavam o porquê da PC não divulgar nomes.

Amigos, emocionados, confirmaram que Roque era uma pessoa de forte influência política, mas que neste ano não estava envolvido no pleito, por motivos de saúde. Na sexta-feira em que foi morto, ele fazia a primeira visita da campanha.

O atual vice-prefeito de São Martinho, Beno Ritter, que é do mesmo lado político de Roque, e que concorreu sendo derrotado na última eleição, informou que nos próximos dias estará levando o caso para a Justiça Eleitoral. 


Fonte: Dpto. Jornalismo RQ/ Maira Kempf

Nenhum comentário:

Postar um comentário