terça-feira, 31 de maio de 2016

Passo Fundo: Luciano é reconhecido como Prefeito Amigo da Criança



A opção por investir em ações que melhorem a vida de crianças e adolescentes de Passo Fundo rendeu ao prefeito Luciano Azevedo o título de Prefeito Amigo da Criança, um dos mais significativos do país no que diz respeito à defesa da infância. O prêmio é concedido pela Fundação Abrinq, organização sem fins lucrativos reconhecida em todo o Brasil pelo trabalho em favor dos direitos das crianças e dos adolescentes. A administração de Luciano foi apontada pela Fundação como uma das 102 gestões municipais que desenvolveram boas práticas em favor da infância, de 2013 a 2016.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 22 de junho, em Brasília. “Ser reconhecido como Prefeito Amigo da Criança me deixa extremamente feliz, pois desde o início da gestão busquei, junto com os servidores e a equipe de governo, criar programas e ações com foco no cuidado das crianças. Tenho convicção de que cuidar das crianças é cuidar do futuro", afirmou Luciano. 

Um exemplo de boas práticas da Prefeitura de Passo Fundo, conforme a Fundação Abrinq, é o Programa Meu Bebê, Meu Tesouro, que já atendeu mais de mil gestantes em situação de risco e ajudou a reduzir em 34% a mortalidade infantil no município, em relação a 2012. O diferencial das gestantes que fazem parte do programa são: monitoramento desde a gestação até o primeiro ano de vida do bebê; encontros trimensais para orientação em relação aos cuidados na gravidez, aleitamento e cuidados com o bebê; entrega de kit de enxoval para o bebê; atendimento em casos de gestação de risco e problemas de saúde da criança – realizadas pela Secretaria da Saúde e pelas Estratégias de Saúde da Família (ESF), entre outros procedimentos.

Além do Meu Bebê, Meu Tesouro, dezenas de outras ações e programas buscam melhorar a vida das crianças no município. O Programa do Uniforme Escolar beneficia desde 2014 os alunos da rede municipal, dando condições de igualdade e maior segurança para as crianças. Já o Olhar de Criança possibilita que os alunos façam exames de visão e ganhem óculos, quando houver necessidade, contribuindo para um melhor desempenho escolar. Os investimentos em novas estruturas, como a inauguração de 12 novas escolas, a renovação do mobiliário em dezenas de instituições e a instalação de aparelhos de ar condicionado em todas as salas de aula da rede municipal também estão dando melhores condições de aprendizado para os alunos.

A Fundação Abrinq busca, por meio de ações, programas e projetos, estimular o fortalecimento de políticas públicas de garantia à infância e adolescência. Por isso, boas práticas como as de Passo Fundo são divulgadas como exemplo para que experiências positivas possam se multiplicar em todo o país.


Fonte: Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário