terça-feira, 31 de maio de 2016

TJ lança campanha Justiça Gaúcha Informa em parceria com a AGERT


   Emissoras receberão kits da campanha com CD, DVD e glossário "Justiça em Palavras" (Fotos: Eduardo Nichele)

Cerimônia prestigiada por profissionais da comunicação gaúcha e membros do Poder Judiciário Estadual, no final da tarde desta terça-feira (31/5), marcou o lançamento da campanha Justiça Gaúcha Informa. Na ocasião, foi firmado Termo de Cooperação entre o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT), objetivando à veiculação da campanha em todo o Estado.

Através de spots de rádio e vídeos para TV, a iniciativa visa a esclarecer à população sobre os principais serviços prestados pela Justiça Estadual. O material conta com a narração especial do jornalista Milton Ferreti Jung, que faz a abertura e o encerramento das vinhetas.

Com duração de 30 segundos, os textos, lidos na voz de mulheres, esclarecem sobre temas variados relacionados ao Judiciário, como direitos do consumidor, superendividamento, mediação e conciliação, Tribunal do Júri e prerrogativas da magistratura.   A escolha das vozes femininas - magistradas e servidoras - presta uma homenagem à Deusa Themis, símbolo da Justiça.

O Tribunal de Justiça é o responsável pelo conteúdo editorial do material e produziu os conteúdos para utilização livre pelas emissoras de rádio e televisão do RS.

Desembargador Túlio e Presidente Difini entregaram placa em homenagem à "Voz do Rádio" Milton Jung(C), que fez locução para os spots de rádio 

O Presidente do Conselho de Comunicação do TJRS, Desembargador Túlio Martins, destacou que o Poder Judiciário está otimista e satisfeito com a campanha. "Foram produzidos em torno de 40 spots de rádio e VTs de televisão, com veiculação gratuita e responsabilidade do Tribunal de Justiça pelo conteúdo editorial. Consequentemente, as rádios podem utilizá-los à vontade. Trata-se de um informativo de natureza institucional, com muita prestação de serviço e linguagem acessível", ressaltou o magistrado.

Encerrando a solenidade, o Presidente do TJRS, Desembargador Luiz Felipe Silveira Difini, frisou o caráter de utilidade pública e de função social da campanha, conferindo noções de direito à população. Lembrou que, em suas passagens pela presidência da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS) promoveu iniciativas bem-sucedidas visando à aproximação com os cidadãos através dos meios de comunicação. "É a demonstração da união pelo interesse público", ressaltou.

Sobre a campanha lançada hoje, o Presidente Difini destacou a participação das mulheres: "Demonstrando o compromisso com o respeito às nossas mulheres, entre servidoras e magistradas. Às nossas juízas que, há pouco tempo fazem parte da magistratura, mas que já rendem contribuição tão vasta". 

Parceria fortalece a cidadania

A Vice-Presidente Jurídica da AGERT, Débora Dalcin Rodrigues, enfatizou o comprometimento das emissoras em incentivar o debate e a discussão de temas que impactam a sociedade. "Valorizando o esclarecimento da população e iniciativas que contribuam para melhorar a vida das pessoas". Sobre a parceria firmada hoje com o Judiciário gaúcho, a dirigente afirmou acreditar no sucesso da iniciativa, dada a sua relevância. "Aproximar o Poder Judiciário das comunidades certamente significa um grande legado. Os meios de comunicação têm a função de levar a informação a todos, oportunizando a cidadania e o desenvolvimento social".

Já o Presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Jornalista Batista Filho, destacou a importância da franqueza, da transparência e da ética nas relações. Afirmou acreditar que a campanha institucional do TJ cumpre o seu dever de interação plena com o cidadão: "A Justiça não está aí apenas para julgar, mas também para orientar. Jamais o mal-feito, o descaso e o deboche será capaz de ultrapassar a Justiça".

 
   Campanha foi lançada nesta tarde, com presença dos dirigentes do TJRS e da AGERT

A voz do rádio

Nascido em Caxias do Sul, Milton Ferreti Jung trabalhou na Rádio Guaíba, de 1958 a 2014, após uma passagem de 4 anos pela Rádio Canoas, onde começou como locutor de radioteatro da emissora. Em 1964, assumiu o comando do noticiário "Correspondente Renner". Participou das Copas do Mundo de 1974, 1978 e 1986.

Pela precisão da pronúncia, Milton é conhecido como a grande voz do Rio Grande do Sul. "Todos nós, aqui no Judiciário, somos apaixonados pelo rádio. Aliás, aquela frase que diz que brasileiro não vive sem rádio, acredito que é verdadeira. Temos aqui no RS alguns profissionais que marcaram, de maneira muito importante, a nossa radiodifusão e o Milton Jung foi uma dessas pessoas. Agora está aí conosco, com saúde, gozando de merecida aposentadoria, e a nossa ideia de homenageá-lo, fazendo a vinheta, e festejá-lo um pouco, me parece, é mais do que merecido", agradeceu o Desembargador Túlio Martins. 

Para o Presidente do TJ, Milton é "a voz de uma geração, marcando a credibilidade da radiodifusão gaúcha". Em momento de descontração, o magistrado fez questão de relembrar a narração de Milton em um jogo do Grêmio, no início da década de 1970: "Com um gol de Loivo Coração de Leão, numa histórica virada do Grêmio contra o Flamengo, o assunto superou a aula do Professor Enio Kaufmann, no Colégio Aplicação, com a narração do Gol,Gol,Gol, que virou a marca registrada de Milton", brincou o magistrado.

Ao final, o Presidente Difini e o Desembagador Túlio fizeram a entrega de uma placa ao jornalista, agradecendo pela colaboração dele para a campanha Justiça Gaúcha Informa.

Vozes da campanha

Além de Milton Ferreti Jung, que faz a locução das vinhetas de abertura e encerramentos dos spots de rádio, as narrações femininas foram gravadas pela Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, pelas Juízas de Direito Cristiane Hoppe, Eliziana da Silveira Perez, Geneci Ribeiro de Campos, pelas Jornalistas Patrícia Cavalheiro e Rafaela Souza e pela Assessora Clarice Marchesan.

Participações

Prestigiaram a cerimônia os Desembargadores Maria Isabel de Azevedo Souza e Paulo Roberto Lessa Franz, respectivamente, 2ª e 3º Vice-Presidentes do TJRS; a Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira; o Juiz Diretor do Foro da Comarca de Porto Alegre, Amadeo Henrique Ramella Buttelli; a Vice-Presidente Administrativa da AJURIS, Vera Lúcia Deboni; Presidente do SINDIRÁDIO, Ary Cauduro; Vice-Presidente Administrativo da AGERT, Pedro Ricardo Germano; Vice-Presidente Social da AGERT, José Luís Bonamigo; Vice-Presidente de Eventos da AGERT, Leonardo Meneghetti; Vice-Presidente de Novas Tecnologias da AGERT, Luís Alberto Campos Cruz; Vice-Presidente de Finanças da AGERT, Wanderley Ruivo dos Santos; Diretor de Departamento Cultural da ARI, Antônio Silveira Goulart, além de integrantes do Conselho de Comunicação Social do TJRS, magistrados e servidores.


Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário