terça-feira, 31 de maio de 2016

"Vida de criança estava em perigo", diz diretor do zoológico onde gorila foi abatido

Harambe era um gorila macho de 17 anos vindo das planícies ocidentais

Harambe era um gorila macho de 17 anos vindo das planícies ocidentais | Foto: Handout / Cincinnati Zoo & Botanical Garden / AFP / CP
   Harambe era um gorila macho de 17 anos vindo das planícies ocidentais
   Foto: Handout / Cincinnati Zoo & Botanical Garden / AFP / CP

O diretor de um zoológico dos Estados Unidos defendeu, nesta segunda-feira, o abate de um gorila para salvar uma criança que tinha entrado na jaula do animal, em meio a críticas e petições contrárias à ação.

Harambe, um gorila macho das planícies ocidentais de 17 anos, foi morto a tiros no sábado no zoológico de Cincinnati, no estado de Ohio, após um menino de quatro anos ter ultrapassado uma barreira e caído de uma altura de quase cinco metros em uma poça dentro do hábitat do animal.

Um vídeo mostra Harambe agarrando a mão do menino e puxando-o pelo fosso cheio de água, enquanto visitantes do zoológico gritam.

Funcionários do zoológico disseram estar desolados com a perda de Harambe, mas alegaram ter tido de fazer uma escolha rápida para resgatar o menino.

"A vida daquela criança estava em perigo, e as pessoas que questionam isso (...) não entendem que você não pode assumir os riscos com um gorila adulto", disse a jornalistas o diretor do zoológico, Thane Maynard. O gorila, de mais de 180 quilos, era cerca de seis vezes mais forte do que um homem, e estava confuso e desorientado, acrescentou Maynard.

"Esse é um animal que eu já vi pegar um coco e esmagá-lo com uma mão", insistiu o diretor.

Usar tranquilizantes para deter o gorila não era uma opção. Segundo a instituição, uma flechada poderia ter assustado o animal, que já estava agitado, fazendo-o agir agressivamente antes de o sedativo fazer efeito.


AFP
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário