sábado, 8 de agosto de 2015

Prefeitura alerta quanto à situação da dengue em São Luiz Gonzaga



Grande índice de infestação predial constatado no município põe em alerta órgãos de combate à dengue e ressalta a importância de colaboração da comunidade nas ações de prevenção.

Nesta semana, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou os relatórios atualizados levantados pela equipe de agentes de combate a endemias após a conclusão do 3º ciclo de visitação a residências efetuado em 2015. E o resultado não é nada animador.

Segundo o coordenador da equipe de combate a endemias, Dirceu Antonini, o município de São Luiz Gonzaga, durante os meses de maio e junho, apresentou um número elevado de IIP – Índice de Infestação Predial de focos do mosquito Aedes Aegypti no relatório de produção realizado pela secretaria quanto aos imóveis visitados pelos agentes. Segundo o relatório, durante esse período, São Luiz Gonzaga apresentou um IIP de 3,50%, representando resultados positivos da presença do mosquito de 56,23% das coletas feitas nas 5.528 residências averiguadas. De acordo com o coordenador, o número é muito expressivo (segundo o relatório, o índice considerado dentro da normalidade do IIP é em torno de 1%), ainda mais, considerando o período de inverno!

Assim, a Prefeitura Municipal chama a atenção da necessidade da comunidade são-luizense em colaborar com as ações de combate a dengue visando diminuir este índice, com o intuito de evitar um cenário alarmante para os próximos meses, com o advento das estações quentes e úmidas, cenário ideal para a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue.

De acordo com Dirceu, várias ações da prefeitura, aliada com a rotina diária de visitação dos agentes de combate a endemias, foram realizadas para conter o avanço dos números. Um exemplo foi o Bairro Harmonia, o qual recebeu, no último mês, um mutirão composto pela equipe da Prefeitura Municipal, comunidade escolar e moradores nos trabalhos de limpeza dos pátios e eliminação de locais propícios ao desenvolvimento de larvas. Neste bairro, o levantamento feito apresentou o menor IIP durante o período em relação aos demais bairros, representando 2,21% no Índice de Infestação Predial. Já o maior índice foi constatado no Bairro Agrícola, com 5,62% apresentado.

Assim, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, convoca a comunidade de todos os bairros para auxiliarem os agentes de combate a endemias nas ações de combate a endemias, realizando a limpeza periódica dos pátios e eliminando locais de acúmulo de água parada. Da mesma forma, a conscientização de permitir o ingresso dos agentes (devidamente identificados) nas residências e pátios é de suma importância para combater, de forma efetiva, a ameaça da dengue em nosso município. Colabore e seja um multiplicador das ações em sua comunidade! 


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga
Rádio São Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário