terça-feira, 25 de agosto de 2015

Em 8 anos frota de veículos aumentou 70% em Santo Augusto

Para munícipes, o aumento trouxe problemas devido à falta de atenção dos motoristas


A frota de veículos aumentou consideravelmente nos últimos anos em Santo Augusto. Essa informação, além de ser comprovada nos dados estatísticos do Detran (Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul), também é notável aos sairmos às ruas, principalmente nos horários de pico.

Os dados mostram um aumento na frota de 70% em oito anos. Em 2007 eram 4.866 veículos, em julho deste ano já eram 8.301 veículos, conforme o Detran. Para facilitar o fluxo, algumas medidas foram tomadas pelo Departamento de Trânsito do município, como a criação de rótulas em pontos estratégicos e a mudança nos estacionamentos, que passaram de paralelo para oblíquo, justamente para proporcionar mais vagas aos motoristas.

Fatores que deveriam tornar o tráfego de veículos mais ágil, porém, à desinformação aliada à pressa que atinge inúmeros motoristas e pedestres do município causa lentidão, buzinaços e até acidentes.

Para o Corretor de Imóveis, Rodrigo Fischer, o problema do trânsito no município ultrapassa as soluções propostas, pois a problemática maior esta nos próprios motoristas, muitos não respeitam os limites de velocidade, não param nas faixas de segurança, falta conscientização, disse ele. Os pedestres, que ao “cortarem caminho” e não usarem as faixas de segurança, também estão colaborando para um trânsito ruim e perigoso.

A Estudante Marlise Sedlak compartilha a opinião de Fischer, para ela falta compreensão das leis aos motoristas santo-augustenses, “muitos vão cortando a frente dos veículos, andando acima da velocidade permitida, entrando em outras ruas sem dar o sinal de pisca” enfatizou.

Para ambos as rótulas implantadas tornam o trânsito mais rápido, porém, a fluidez esbarra nos estacionamentos oblíquos da Avenida do Comércio, que causam lentidão, devido à dificuldade que os motoristas encontram para sair das vagas.

Em relação aos acidentes, os dados repassados pelo Tenente Mauro, da Brigada Militar, podem ser considerados estáveis nos últimos oito meses. Segundo ele, “no 1º semestre deste ano, os números mostram que os pequenos acidentes de trânsito (apenas com danos materiais), provocados pelo descuido, falta de atenção e cuidados na condução de veículos, continuam no mesmo patamar.  Entretanto, outros acidentes que causam lesões corporais tiveram acentuada diminuição.”


Dpto. Jornalismo RQ
Foto: Leo Juliani
Postado por: Maira Kempf

Nenhum comentário:

Postar um comentário