segunda-feira, 10 de agosto de 2015

25 mil estão sem energia elétrica em Santa Maria devido aos ventos

Casas foram destelhadas. Defesa Civil distribui lonas. Uma pessoa ficou ferida enquanto tentava consertar telhas na Vila Brenner

Defesa Civil realiza atendimento nas regiões mais atingidas e distribui lonas. Uma pessoa ficou ferida enquanto tentava consertar telhas na Vila Brenner (Foto: Gabriel Haesbaert / A Razão)
Defesa Civil realiza atendimento nas regiões mais atingidas e distribui lonas. Uma pessoa ficou ferida enquanto tentava consertar telhas na Vila Brenner (Foto: Gabriel Haesbaert / A Razão)

Cerca de 25 mil clientes da concessionária AES Sul permanecem sem o fornecimento de energia elétrica. Os ventos de mais de 80 quilômetros por hora, segundo a Base Aérea de Santa Maria (BASM) causaram danos à rede de distribuição. Cerca de cem homens divididos em 35 equipes percorrem a cidade identificando os problemas mais graves como fios energizados. Pelo menos 20 postos sofreram danos. Os reparos são encaminhados, mas como continua ventando a AES Sul estima que todos os problemas só devem ser resolvidos em dois dias.

“Objetos continuam atingindo a rede de distribuição. Quando fazemos o conserto em um ponto, surge outro com problema”, explicou o gerente regional da concessionária, Leandro Backes. Segundo ele as regiões com mais problemas no fornecimento de energia são a Região Norte, Passo D´Areia, Perpétuo Socorro, Centro e Camobi. “Mas há proble,as em todas as regiões da cidade”, avaliou Backes. Na região, mais de mil clientes em São Sepé estão sem energia e cerca de cem em Itaara.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros foram registradas ocorrências de casas destelhadas, falta de energia elétrica e árvores caídas tanto nos bairros quanto no centro de Santa Maria.

Segundo o secretário de Ação Comunitária e integrante da Defesa Civil Municipal, Adelar Vargas, um homem se desequilibrou e caiu do telhado de casa quando foi efetuar  reparos em folhas de zinco. Ele está em estado regular e aguardava por cirurgia no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM).

A Polícia Rodoviária Federal informou que foram retiradas duas árvores da BR-158, em direção a Itaara. Já no Km-3, foram registradas mais de 40 casas destelhadas. A Defesa Civil está fazendo cadastramentos na Vila Brenner, que, segundo o chefe do órgão Cladimir Nascimento, é o bairro mais afetado com o vento até o momento. Ao final da manhã, a Defesa Civil já distribuía lonas para os moradores da região.

TELEFONES
Defesa Civil
(55) 3222-5192.
AES Sul
0800 797 7272
Torpedo – 28410 (digitar o código do cliente)


por Rodrigo Ricordi e Fabricio Minussi
Fonte: A RAZÃO | Santa Maria
em 10/08/2015 12:38

Nenhum comentário:

Postar um comentário