quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

AUDIÊNCIAS EM PORTO ALEGRE FORTALECEM MOVIMENTO PRÓ UNIVERSIDADE FEDERAL FRONTEIRA SUL NA REGIÃO CELEIRO


   Lideranças entregando pré projeto ao Secretário Jorge Branco

Uma comitiva de lideranças da Região Celeiro, formada pelo prefeito de Miraguaí, Alencar Gross; prefeito de Coronel Bicaco, Valtemar Oliveira; prefeito em exercício de Tenente Portela, Nelcindo Galli; prefeito em exercício de Redentora, Carlos da Rosa; coordenador do projeto da UFFS na região Celeiro, José Carlos Bourscheid, secretária-executiva da Amuceleiro, Susan Egevarth; vereadora de Tenente Portela e vice-presidente da ACAMRECE, Marcia Mueller; coordenadora do Ensino Superior de Três Passos, Janete Schmitz e pelo assessor jurídico de Coronel Bicaco, André Motta, esteve no último dia 11 em Porto Alegre, participando de importantes audiências para tratar do Projeto de implantação de um campus da Universidade Federal Fronteira Sul na Região Celeiro.

A agenda teve início com audiência no gabinete do deputado Altemir Tortelli, o qual acolheu as lideranças e sinalizou positivamente em favor da Região Celeiro. O deputado irá sugerir a criação de uma subcomissão na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa para acompanhar permanentemente o tema. O apoio do Deputado Tortelli é fundamental, pois este foi um dos líderes do processo de criação e instalação da UFFS, em 2009, nos três estados do Sul e afirmou que a universidade é fundamental para o desenvolvimento da Região Celeiro. 

Após a reunião no gabinete, o deputado Tortelli acompanhou o Movimento Pró UFFS em uma audiência com o secretário do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Jorge Branco. Na oportunidade o coordenador do Movimento José Carlos Bourscheid apresentou um resumo do projeto e salientou as justificativas da Região Celeiro para o alcance e concretização deste importante projeto.

As lideranças da Região Celeiro acreditam que a presença de um campus da UFFS será capaz de mudar a realidade da região, que hoje encontra-se estagnada, com baixos índices de desenvolvimento humano, social e econômico, sendo considerada uma das menos desenvolvidas do Estado do RS.

A comitiva também foi recebida no gabinete da deputada Zilá Maria Breitenbach e no gabinete do deputado Ernani Polo, que são representantes da região na Assembleia Legislativa e que prontamente manifestaram apoio ao pleito em questão, parabenizando a maneira organizada e suprapartidária que as lideranças estão conduzindo o projeto da UFFS na Região Celeiro.

O presidente da Assembleia Legislativa, Gilmar Sossella recebeu as lideranças e também parabenizou a iniciativa oferecendo total apoio à Região e colocando-se à disposição para trabalhar em favor da concretização desde importante projeto que trará benefícios tanto para os municípios da Região Celeiro como aos da Região da Zona de Produção, que também estão engajados apoiando este projeto.

A comissão que coordena o Movimento convida toda população regional e salienta que participação da sociedade é fundamental para fortalecimento do projeto e para discutir o tipo de Universidade que a região precisa para atender a demanda existente.

As possibilidades de concretização do referido pleito são grandes pois a Região Celeiro tem características, tanto geográficas quanto sociais, que vem ao encontro da missão e dos objetivos da Universidade Federal Fronteira Sul e da política dos Governos Federal e Estadual, de desenvolvimento das regiões fronteiriças e menos desenvolvidas.

Fonte: AMUCELEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário