quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

‘Era a 1ª vez que saía para protestar’, diz irmão de miss morta na Venezuela

Génesis Carmona morreu após ser baleada nesta quarta em Valencia.
Presidente venezuelano lamentou morte em rede nacional.


Génesis Carmona é socorrida nesta terça-feira (18) após ser baleada em protesto em Valencia, na Venezuela (Foto: Mauricio Ceneno-Notitarde/Reuters)
   Génesis Carmona é socorrida nesta terça-feira (18) após ser baleada em protesto em Valencia, na Venezuela
   (Foto: Mauricio Centeno-Notitarde/Reuters)

O irmão da miss que morreu nesta quarta-feira (19) na Venezuela após ser baleada em um protesto contra o governo disse nesta quinta-feira (20) em entrevista à emissora “CNN” que esta foi a primeira vez que a jovem saiu às ruas para participar das manifestações. Génesis Carmona tinha 22 anos e foi eleita Miss Turismo Carabobo 2013.

“Era a primeira vez que saía às ruas para se manifestar. Ela decidiu sair, pela primeira vez em tanto tempo, e não merecia isso”, afirmou José Alberto Gil.

Ele contou que algumas autoridades foram ao hospital onde sua irmã morreu para dar apoio à família, mas disse que considera o ato “como uma palmada nas costas, não só por ela, mas pelas outras pessoas que seguem caindo.”

No mesmo dia da morte, o presidente Nicolas Maduro lamentou em rede nacional a morte da miss e afirmou que são realizadas investigações para determinar as responsabilidades. Ele adiantou que, segundo a balística já realizada, a jovem foi atingida pelas costas.

A jovem foi baleada na Avenida Cedeño, na cidade de Valencia, que fica no estado venezuelano de Carabobo. Ela participava de uma manifestação em apoio a Leopoldo López, que convocou os protestos e se entregou à polícia nesta terça.

A Venezuela vive um clima de tensão após vários dias de protestos, depois que distúrbios causaram três mortes e deixaram dezenas de feridos em uma manifestação estudantil na quarta-feira passada (12). Nesta semana, outras três pessoas morreram e dezenas ficaram feridas.

O dirigente de oposição Leopoldo López, que tinha uma ordem de detenção contra si por causa desses incidentes, se entregou à Guarda Nacional (Polícia Militar) após liderar uma grande manifestação de oposição ao governo de Nicolás Maduro no leste da cidade.

O governo do presidente Maduro responsabiliza López pelos incidentes e culpou os Estados Unidos pela violência em Caracas e em outras cidades nos últimos dias.

Génesis Carmona foi eleita Miss Turismo Carabobo 2013 (Foto: Reprodução/Facebook/Genesis Carmona)
   Génesis Carmona foi eleita Miss Turismo Carabobo 2013 (Foto: Reprodução/Facebook/Genesis Carmona)

Fonte: Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário