terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Menino de Miraguaí luta pela vida e dá exemplo de superação


Menino de Miraguaí luta pela vida e dá exemplo de superação


No dia 3 de agosto de 2008, os pais do menino João Antonio, de 13 anos, Darci e Leonilda de Oliveira, ao verem o filho entre a vida e a morte, chegaram a pensar que tudo estava perdido. Então, ajoelhados na calçada em frente ao hospital de Cachoeirinha, rezaram pedindo a Deus que não o deixasse partir. Segundo o pai, João Antonio foi transferido para a UTI do Hospital Conceição, em Porto Alegre, onde passou, por cerca de 50 dias, sedado e entubado. E, mais uma vez, sobreviveu.

A vida de João Antonio é uma batalha constante. A mãe conta que desde quando nasceu o garoto luta pela vida. Ele sofre de distrofia muscular, uma doença que causa fraqueza progressiva e degeneração dos músculos esqueléticos usados durante o movimento voluntário. Sonda para se alimentar, aparelho respiratório bipap e no break e aspirador. Para todo o lugar que vai, o menino leva consigo uma pequena UTI, na sua luta diária contra a doença. E ele ainda enfrenta sete sessões de fisioterapia por semana, duas delas em casa. Seu tratamento ainda exige uma dieta alimentar de seis comprimidos diários, ao custo de 1800 reais/mês, e mais dois de Losek Múltiplo.

O elevado custo do tratamento está além das condições financeiras da família. Como não conseguiam os medicamentos gratuitos, os pais precisaram recorrer à Justiça para ter acesso aos remédios que o filho tanto precisa. De acordo com os pais, eles entraram com uma ação em 2010 e só conseguiram os remédios no final de 2013. A longa espera de 3 anos só terminou depois que a mãe, com o menino nos braços, ocupou a sala da Defensoria Pública do Fórum de Cachoeirinha, negando-se a sair de lá até que houvesse uma solução para o caso. “O mesmo Estado que despeja milhões para construir estádios para a Copa do Mundo não tem recursos para salvar a vida de uma criança”, lamentam os pais.

Atualmente, radicado em Cachoeirinha, onde a família foi morar para que ele pudesse ficar mais próximo dos recursos médicos, neste final de semana, João Antonio esteve visitando Miraguaí, sua terra natal. A história do menino João tem muito a nos ensinar. Principalmente àqueles que vivem reclamando de tudo e desistem diante da primeira dificuldade. João Antonio é um exemplo de superação e de amor à vida.

Fonte: Três Passos News |Foto: Três Passos News

Nenhum comentário:

Postar um comentário