terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Três Passos: Cleri renuncia ao mandato de prefeito e declara total confiança no trabalho de José Carlos



Cleri Camilotti (PMDB) renunciou ao cargo de prefeito de Três Passos. A decisão foi anunciada oficialmente na manhã desta terça-feira, durante coletiva de imprensa realizada no gabinete da prefeitura municipal.

Ao lado de seu vice e agora prefeito de Três Passos, José Carlos Amaral (PTB), e dos secretários da administração, Cleri, visivelmente emocionado, disse que deixava a chefia do executivo em boas mãos.

Cleri não expôs um motivo principal para a renúncia. Mas segundo ele, essa ideia já havia sido explicitada para a comunidade durante a campanha e foi amadurecida em 2013. Ele deixou claro que tomou essa decisão porque tem certeza de que José Carlos está melhor capacitado para continuar a frente do executivo. “Estou renunciando principalmente porque no meu lugar vai ficar alguém que eu tenho convicção e certeza de que vai ser o melhor prefeito da história de Três Passos. Eu peço perdão às pessoas que não entenderem esse gesto, mas eu estou tranquilo e tenho a certeza de que o município vai andar melhor com o José Carlos do que comigo”, afirmou.

Cleri procurou não dar uma justificativa para seu gesto. “Eu poderia ficar até amanhã aqui dando justificativas do porquê de renunciar ao mandato. Por interesses particulares, por interesses familiares. Mas o ponto fundamental para renunciar é ter consciência daquilo que você fez. O prefeito, quando é reeleito, é porque a comunidade o colocou lá e porque o funcionalismo público fez ele conseguir uma boa gestão. Ninguém vai conseguir ser um bom prefeito se não tiver o funcionalismo ao seu lado. E o que está saindo hoje é apenas um pedacinho daquilo que se entende por município.”

Sonho de ver um funcionário público comandando o município
Na sequência da entrevista coletiva, Cleri disse que está dando oportunidade a uma liderança jovem e que vem do grupo de funcionários municipais, valorizando a categoria. “A sociedade tem que ter consciência de que a administração tem de dar um retorno a essa mesma comunidade, e o Zé vai dar. Peço compreensão à comunidade. O Zé é uma pessoa jovem e este sempre foi um sonho, que nunca escondi de ninguém, de ver um funcionário público ocupando o cargo de prefeito do município. Ninguém conhece mais o município do que o próprio funcionário. Tanto que priorizamos na escolha do secretariado, nomes de servidores da própria administração.”

Cleri confirma que continuará auxiliando o município e buscando o fortalecimento de Três Passos
“Não vou deixar de ser cidadão três-passense. Vou continuar aqui, pois acredito e invisto neste município, e vou continuar lado a lado, trabalhando para o desenvolvimento de Três Passos. Política a gente faz todos os dias e cada um têm a sua forma de fazer. Eu tenho a minha.”

Decisão de renunciar foi consultada e amadurecida
“O Zé e eu ficamos o ano todo pesquisando e ouvindo o que a comunidade pensa. E a sociedade concorda com o que estamos fazendo nesse momento. Desde a campanha nós dizíamos que teríamos dois prefeitos, não necessariamente aqui dentro. Vou estar sempre a disposição nos momentos em que acharem que serei útil para o crescimento do município, da capital da região Celeiro.”

Confiança total no trabalho de José Carlos
Antes de dar um forte e caloroso abraço em José Carlos, entregando definitivamente o comando do município, Cleri afirmou: “Eu renuncio porque tenho absoluta certeza de que você é mais capaz do que eu. Tenho certeza de que você será o melhor prefeito da história de Três Passos. Que a sociedade tenha essa compreensão. Precisamos buscar novas lideranças e o José Carlos é um dos mais jovens prefeitos a assumir o cargo em Três Passos. Espero que a comunidade compreenda essa atitude que estamos tendo hoje.”

Decisão amadurecida
“Não foi fácil tomar essa decisão. Vínhamos conversando ao longo de todo o ano, discutindo como seria a forma mais adequada de apresentar isso para a população. Mas saio de cabeça erguida, com a consciência de que fiz tudo que pude. E se não fiz melhor é porque não tive capacidade para isso.”

Cleri e seu futuro político: “sou um soldado do PMDB e estarei a disposição do meu partido”
Sobre o futuro político, Cleri disse que é um soldado do PMDB. Segundo ele, se o partido entender ser importante sua candidatura a deputado nas eleições de outubro, ele se coloca a disposição. “Troquei de partido no ano passado e voltei ao PMDB, partido que minha família sempre integrou”, disse ele.

Primeira manifestação de José Carlos como prefeito
Logo após as primeiras considerações de Cleri Camilotti, confirmando a renúncia, José Carlos falou pela primeira vez como novo prefeito de Três Passos:

“Durante toda a campanha, em 2012, o Cleri deixou muito claro nos comícios e em suas manifestações, que Três Passos teria dois prefeitos, revezando-se no comando do município. O Cleri não é daquelas pessoas que precisam estar investidas em um cargo para ajudar no fortalecimento do município. É um empresário que tem um enorme carinho por essa terra e que investe em Três Passos. Isso demonstra a gratidão que ele tem pelo município”, destacou José Carlos.

Sobre essa mudança, o novo prefeito disse que a comunidade de certo modo já sabia que ocorreria mais cedo ou mais tarde. “Eu reafirmo que não preciso do cargo para continuar ajudando Três Passos. E não tenho dúvida de que isto que está acontecendo hoje é apenas uma formalização daquilo que vínhamos dizendo durante a campanha. O Cleri não vai deixar de continuar ajudando no desenvolvimento do município. Inclusive, semana que vem temos agendas marcadas em Porto Alegre, e ele estará ao nosso lado.”

José Carlos também disse que nessa nova etapa, Cleri poderá ser ainda mais decisivo para o município: “Na condição de empresário, talvez ele terá ainda mais liberdade e força para conseguir conversar e buscar a atração de investimentos para o município”, afirmou.

Atenção ao plano de governo
“O nosso plano de governo apresentado à comunidade, se mantém. É um conjunto de ações que estão sendo desenvolvidas. Estamos trabalhando com muita seriedade, dedicação e carinho pelas coisas do município, para cumprir aquilo com que nos comprometemos no plano de governo”, disse.

José Carlos fala da dificuldade em se entender o interesse coletivo
“A maior dificuldade do homem público é ser entendido pelo interesse coletivo. Nós estamos aqui não para defender interesses individuais, mas sim interesses coletivos. E muitas vezes por defender esses interesses gerais, nós somos criticados. Vou citar um exemplo muito breve: Três Passos, nos últimos anos, tem sofrido uma série de alterações no seu sistema de trânsito. Principalmente visando a segurança, tanto dos condutores como dos pedestres. Essas mudanças foram estudadas e estão sendo implementadas através de um plano. Mas daqui a pouco alguém se sente atingido com isso. Talvez porque seu carro seja rebaixado, modificado, e os quebra-molas atrapalham. E é essa pessoa que critica a administração. Por que tantos quebra-molas?
Mas entre defender o interesse de uma pessoa ou defender os interesses dos demais condutores, dos pedestres, das crianças, nós priorizamos o interesse coletivo. E é assim que vamos continuar conduzindo o município”, garantiu o novo prefeito três-passense.

O novo desafio, agora como prefeito de fato e de direito
Como já vinha exercendo o cargo de prefeito em diversas oportunidades desde o início de 2013, José Carlos disse que pouco mudará em sua rotina. “É claro que agora as decisões ficarão cada vez mais centralizadas na minha pessoa. Isso vai exigir ainda mais responsabilidade e dedicação ao exercício do poder executivo."

Secretariado será mantido
Sobre o secretariado, José Carlos que três ou quatro mudanças já foram realizadas e que, neste momento, o grupo de trabalho continuará o mesmo.

“As mudanças que fizemos não tiveram caráter político, mas sim em função da cobrança por resultados. Neste momento, todos os secretários que estão em atividade estão cumprindo com seu planejamento, dentro dos resultados que esperamos. E a avaliação seguirá constante”, confirmou.

José Carlos também sublinhou que a atual gestão vem dando oportunidade a pessoas capacitadas nos cargos de chefia, buscando a qualificação do serviço público. “Nenhum secretário é alheio à área que está comandando. Todos eles têm formação no setor que estão trabalhando. Mesmo os que acumulam mais de uma pasta. Todos foram escolhidos porque realmente têm condição de desempenhar essa função”, encerrou.





Fonte e Fotos: Rádio Alto uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário