quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Grêmio vence LDU nos pênaltis e continua vivo na Libertadores

Elano marcou único gol do jogo e Grohe se consagrou ao defender cobrança decisiva

   Grohe se consagrou ao defender cobrança decisiva. Clique para ver mais fotos
   Crédito: André Ávila


     Foi nos pênaltis! Na fase preliminar, Grêmio e LDU protagonizaram um verdadeiro jogo de Libertadores. Após um grande sufoco, o Grêmio segue vivo na Copa Libertadores de 2013. Mesmo com a retranca e cera do adversário, o Tricolor devolveu o placar do primeiro jogo na noite desta quarta. Nas penalidades, Grohe defendeu a sexta cobrança dos equatorianos e garantiu a classificação do time de Vanderlei Luxemburgo na competição continental.

     Com a vitória por 5 a 4 nas cobranças de pênalti, o Tricolor vai para a fase de grupos do torneio. O time vai integrar a chave 8, que tem Fluminense, Huachipato (Chile) e Caracas (Venezuela). Nesta quinta, a equipe B entra em campo pelo Campeonato Gaúcho, para enfrentar o São Luiz, a partir das 21h.

Caldeirão na Arena e Grêmio em cima

     Empurrados pela pressão dos gremistas no primeiro jogo oficial da Arena, o Grêmio buscou o ataque com toda a força nos primeiros minutos. Encontrou pela frente uma retranca semelhante a uma muralha pela parte da LDU. Os equatorianos não faziam a menor questão de ter o controle da bola e se alinhavam com nove jogadores atrás da bola – apenas Garcés na frente. 

     Além da marcação, a cera do adversário irritou muito os gremistas em todo o jogo. Um lateral a favor do oponente se tornava uma eternidade. Uma cobrança de escanteio, então, nem se fala. O Tricolor até tentou furar a barreira do time de Quito na etapa inicial. Com três minutos, Fernando fez boa cobrança perto da área, mas a bola passou por cima do travessão.

     Aos oito, Elano cruzou com efeito, Vargas dividiu com o goleiro, mas Dominguez afastou o perigo como deu. Em seguida Zé Roberto colocou Moreno na cara do gol. O camisa 9, no entanto, colocou a bola na bandeirinha. 

     Uma pintura de jogada ocorreu na marca dos 10 minutos. Vargas meteu o chapéu no zagueiro e sofreu na sequência a falta no bico da grande área. Elano cobrou fechado no primeiro pau. Só que Dominguez fez belíssima defesa.

     O lance mais perigoso do Grêmio no primeiro tempo foi aos 25, quando Vargas arrancou em velocidade e arriscou da intermediária. O goleiro estava batido, e a bola tirou tinta do poste. Para desespero do chileno.

     A LDU respondeu. O meia Feraud arriscou um chute de longe e Grohe defendeu. Foi a única chance equatoriana nos 45 minutos iniciais.

     Apesar do maior domínio da posse de bola, o Grêmio encontrou muita dificuldade para penetrar no ataque. O time cansou com o tempo e a pressão diminuiu. No final da primeira etapa, os equatorianos já tinham equilibrado o duelo e faziam o tempo passar com jogadas no ataque.

Luxa manda três atacantes para segundo tempo

     O segundo tempo precisava ser diferente para o Grêmio. Assim, Luxemburgo mudou o esquema e fez duas alterações no intervalo. Ele colocou os centroavantes André Lima e Willian José. Saíram Moreno e Fernando. 

     Só que o trio ofensivo não produziu o esperado no início. Apenas aos nove minutos, o Tricolor teve a primeira chegada. Willian José largou para Vargas na direita, e o chileno tentou o chute de primeira. Mas Dominguez pegou. 

     Depois, aos 13, Pará levantou na área, André Lima tocou de casquinha e Willian José completou de cabeça, mas a conclusão foi fraca, para defesa tranquila. 

     Se o ataque não conseguia cumprir a meta de balançar as redes, Elano chamou a responsabilidade. O camisa 7 levou a bola pelo meio-campo e mandou um bicão da intermediária. Golaço do meia, sem chance para o goleiro. 

Tumulto na comemoração

     Na comemoração do gol, com a tradicional avalanche, a mureta da Arena quebrou e vários torcedores caíram no fosso. Eles foram retirados para atendimento, e o jogo ficou parado por sete minutos.

     Com o tempo de jogo paralisado, a reação do Grêmio esfriou. Apenas aos 27, André Lima recebeu a bola na cabeça e desviou para o gol. A pelota passou um palmo do travessão.

     Aos 29, uma falta frontal para a LDU assustou o Tricolor. Só que Vitti bateu na barreira, de forma tranquila para a equipe da casa. Depois, Elano arriscou de novo um chute de longe. Desta vez, o arremate foi no meio e o goleiro defendeu.

     Aos 41, Vargas passou pela defesa com facilidade e largou para Jean Deretti. O meia invadiu a área e se jogou após contato com o zagueiro. Mas o árbitro não deu. Na sequência, a LDU ficou com um jogador a menos. Hurtado acertou um lance de UFC em cima de Deretti e foi para rua. Apesar da vantagem em campo, o Grêmio estava cansado para chegar ao ataque. O oponente continuou fazendo de tudo para a decisão ir aos pênaltis.

     Nas penalidades, após André Lima converter, o Grêmio tomou um susto quando Saimon chutou fraco e facilitou a defesa do goleiro. A LDU fez 2 a 1 e parecia perto do triunfo. Só que Reasco acertou na trave na terceira cobrança e Willian José mandou para as redes: 2 a 2. Os pênaltis seguintes resultaram em gols nos dois lados, deixando o placar em 4 a 4, e a decisão ficou para as alternadas. Daí Alex Telles meteu com segurança no canto e Grohe buscou com os pés o chute de Morante – 5 a 4.

Próximos jogos do Grêmio na Libertadores

Grêmio  x  Huachipato – 14/02

Fluminense  x  Grêmio – 20/02

Grêmio  x  Caracas – 05/03

Caracas  x  Grêmio – 12/03

Grêmio  x  Fluminense – 10/04

Huachipato  x  Grêmio – 18/04

Ficha técnica – Libertadores 2013 

Grêmio 1 (5)
Grohe; Pará, Bressan, Saimon e Alex Telles; Souza, Fernando (Willian José), Elano (Jean Deretti) e Zé Roberto; Vargas e Moreno (André Lima). Técnico: Vanderlei Luxemburgo. 

LDU 0 (4)
Dominguez; Hurtado, Canuto, Morante; Madrid, Henrique Vera, Hidalgo, Feraud (Vitti), Reasco; Saritama e Garcés (Vélez).Técnico: E. Bauza.

Gol: Elano (16min/2ºT).
Cartões amarelos: Vera (LDU); Elano e Souza (G).
Cartão vermelho: Hurtado (LDU).
Árbitro: Saul Laverni (Argentina).
Local
: Arena do Grêmio.

Fonte: Laion Espíndula / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário