sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Delegado indicia vice-prefeito e três secretários de Bom Progresso, RS

Polícia investiga crimes contra a administração pública do município.
Efetivo com 290 policiais trabalhou na operação no Noroeste do estado (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
   Efetivo com 290 trabalhou na Operação Babilônia (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

     A Polícia Civil encaminhou na quinta-feira (27) à Justiça a primeira parte do inquérito da Operação Babilônia, que investiga crimes contra a administração pública na prefeitura de Bom Progresso, no Noroeste do Rio Grande do Sul. De acordo com o delegado Joeberth Pinto, seis pessoas foram indiciados por seis crimes, entre elas o vice-prefeito, três secretários, um ex-secretário municipal, além de um assessor da Secretaria da Saúde. 

     Os cinco integrantes da administração municipal podem ser condenados por concussão (exigir vantagem devido a função que ocupa), peculato, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, crimes licitatórios e falsidade ideológica. “Agora estamos fazendo um relatório complementar e indiciando outros participantes”, disse o delegado, que espera indiciar cerca de 20 pessoas, entre empresários, prestadores de serviço e funcionários públicos.

     Há 10 dias, a polícia prendeu 14 suspeitos de pertencer a um esquema, entre eles três secretários municipais. Eles são suspeitos de fazer compras superfaturadas de produtos em nome de pessoas que não solicitavam, nem precisavam dos produtos. No total, cerca de R$ 7 milhões teriam sido desviados do cofre do município. “O valor era dividido entre o fornecedor e aqueles que são responsáveis pela administração”, afirmou o delegado.

     A reportagem tentou entrar em contato com o vice-prefeito, mas ele não retornou os telefonemas.

Fonte: Do G1 RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário