terça-feira, 18 de setembro de 2012

Ciclone deve trazer fortes ventos ao Estado amanhã

Rajadas podem chegar a 100km/h em Porto Alegre

  Chuvas provocaram alagamentos nas estradas nesta terça
  Crédito: Arthur Puls

     Um ciclone extratropical intenso deve chegar à área do Prata nesta quarta-feira, provocando vento muito forte com rajadas intensas nas metades Sul e Leste do Rio Grande do Sul e no Uruguai. Conforme a MetSul Meteorologia, o fenômeno será consequência de um centro de baixa pressão bastante profundo que avança do Centro da Argentina para o Rio da Prata amanhã.

     O ciclone extratropical é comum e recorrente no Atlântico Sul e nos últimos meses foi mais frequente em latitudes próximas da Antártida. A MetSul avalia esse cenário como extremamente perigoso, pelo potencial de danos e transtornos para a população.

     A análise das projeções dos modelos pela MetSul sugere que o vento ganha muita força nesta quarta, soprando ainda forte na quinta, mas enfraquecendo ao longo do dia. A previsão é de vento de até 139 km/h no mar, junto ao Chuí, entre amanhã e quinta.

     Na área de Porto Alegre, o vento pode soprar com rajadas de 70 a 90 km/h, superiores em alguns pontos, em especial nas partes mais altas da cidade e próximas do Guaíba, e devem exceder os 100 km/h sobre a Lagoa dos Patos. 

     Na região de Pelotas, pode ficar entre 80 e 100 km/h, com rajadas superiores, e em Rio Grande, pode atingir de 90 a 110 km/h com força até de 120 km/h ou mais em alguns pontos da região. No Litoral Sul, especialmente entre Hermenegildo e o Chuí, a ventania deve atingir 100 km/h com rajadas localizadas de 110 a 130 km/h, talvez até 140 km/h na beira da praia. 

     O Rio da Prata já sofre com vento forte hoje. O Aeroparque de Buenos Aires registrou uma rajada de quase 90 km/h na manhã desta terça-feira. A chamada “Sudestada” fez com que o rio subisse hoje a 2,75 metros na costa de Buenos Aires, podendo chegar a 3 metros. Com isso, houve alagamentos nas áreas costeiras da capital argentina, com ruas inundadas em Tigre, Quilmes e Olivos. 

     No Uruguai, o Sul e o Leste devem ser as áreas mais atingidas com rajadas destrutivas em alguns pontos de Montevidéu, Canelones, Maldonado e de Rocha. Nestas áreas, o vento aumenta muito durante a quarta-feira e será ainda intenso na quinta-feira. Vento de 80 a 100 km/h deve ocorrer de forma generalizada nessas regiões.

Fonte: Correio do Povo, com informações da METSUL

Nenhum comentário:

Postar um comentário