domingo, 17 de junho de 2012

Explosões atingem igrejas no norte da Nigéria

     Uma série de explosões atingiram neste domingo várias igrejas em duas cidades do norte da Nigéria, segundo informações da polícia, mas até o momento se desconhece se há vítimas.

     As explosões envolveram duas igrejas na cidade de Zaria, indicou o porta-voz da polícia do estado, Aminu Lawal, citado pela agência de notícias oficial nigeriana "NAN".

     Outra explosão ocorreu perto de uma igreja na cidade de Kaduna, capital do estado homônimo, a cerca de 60 quilômetros de Zaria, indicou Lawal. Segundo ele, as áreas foram interditadas.

     Embora não se saiba ainda a causa das explosões, as suspeitas recaem sobre o grupo radical islamita Boko Haram, que cometeu nos últimos meses vários atentados contra templos cristãos na Nigéria.

     O Boko Haram, nome que significa "a educação não islâmica é pecado", assumiu a autoria dos atentados cometidos há uma semana contra duas igrejas, uma em Jos e outra em Bui, fatos que causaram pelo menos cinco mortes.

     O movimento radical luta para impor a lei islâmica na Nigéria, de maioria muçulmana no norte e cristã no sul. Desde o início de sua campanha violenta em 2009, quando o fundador do grupo, Mohammed Yousef, morreu sob custódia policial, o Boko Haram matou cerca de 1,2 mil pessoas, a maioria em ataques no norte da Nigéria, segundo o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas nigerianas, Oluseyi Petinrin.

     Com cerca de 170 milhões de habitantes integrados em mais de 200 grupos tribais, a Nigéria - país mais populoso da África - sofre várias tensões por suas profundas divergências políticas, religiosas e territoriais.

Fonte: FOLHA.COM, com informações da EFE, em Lagos

Nenhum comentário:

Postar um comentário