Na manhã desta quinta-feira (05), estiveram participando do Programa Rádio Atividade da Difusora os integrantes do conselho Municipal de Defesa Civil, que estão avaliando a situação do município de Três Passos com relação a estiagem. Segundo o Presidente do conselho, Capitão Alexandre do Sétimo BPM, o documento decretando situação de emergência ainda não foi assinado. Por Lei, é necessário um estudo detalhado dos prejuízos. Ele acredita que na próxima reunião, terça-feira (10), a avaliação esteja concluída, possibilitando a assinatura do Prefeito Cleri Camilotti.
Luiz Carlos Simão, representando a Corsan, salientou a importância da conscientização da população trespassense em economizar água nesse período. Ele destacou que depois de assinado o documento de emergência, a Companhia de Saneamento vai fiscalizar os moradores, podendo, inclusive efetuar o corte no fornecimento. A Engenheira Agrônoma de Emater, Aline Deotch, relatou durante o programa que está sendo intensificada a coleta de dados relacionados às perdas nas culturas agricolas.
Já o secretário municipal de Agricultura, Ari Freling disse que a prefeitura transporta cerca de 280 mil litros de água para 180 famílias de várias localidades. Quatro carros-pipa estão realizando o serviço. A água encaminhada às propriedades é utilizada para o consumo doméstico e no abastecimento de criadouros de suínos e bovinos. A captação ocorre em cinco poços artesianos nas proximidades da área urbana do município. Para o Secretario do Meio Ambiente, Marlon Schönhalz, o levantamento preliminar aponta prejuízos de mais de R$ 10 milhões. Também participou da entrevista o presidente do sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três passos Erhard Hepp, salientando que a entidade está dando todo o suporte necessário para as famílias, no intuito de amenizar os problemas com a estiagem.
Fonte: Rádio Difusora AM 1350
Nenhum comentário:
Postar um comentário