segunda-feira, 6 de março de 2017

Santiago: Delegacia Regional de Polícia já se mudou para o prédio do antigo Fórum, mas reforma continua



Na última sexta-feira, 3, após meses de trabalho intenso, policias civis de Santiago colocaram a identidade visual da Polícia Civil no prédio do antigo Fórum. Também foi concluída a mudança da Delegacia de Polícia Regional, que já está funcionando no novo endereço. As reformas do prédio, porém, continuam para, em breve, receber a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento. As Delegacias de Polícia e Seção de Investigação, de Delitos de Trânsito e Cartório de Proteção à Criança e ao Adolescente e Posto Policial da Mulher continuarão no prédio da Rua Barão do Ladário.

As obras de restauração do prédio iniciaram há um ano, após a Polícia Civil de Santiago tomar conhecimento que o Governo do Estado, via Diário Oficial, destinou o prédio do antigo Fórum para a instituição. Desde então, José Volmir de Moura passou a restaurar todo o prédio sozinho, consertando goteiras, fazendo reparos elétricos e hidráulicos, pintando, entre outras ações.

 

Com pressa em assumir o prédio, os delegados Charles Dias do Nascimento e Guilherme Milan Antunes, com apoio de servidores de vários setores das delegacias de Santiago, deram início a um mutirão para agilizar a reforma. Cada servidor, voluntariamente, tem ajudado de alguma forma. 

O prédio foi lavado, pintado, teve teto e pisos restaurados nessa missão conjunta entre o pedreiro responsável pelas reformas principais e os agentes policiais que, há dias, não medem esforços para concluir a reforma total, com ajuda de doações de entidades, empresas e pessoas físicas.

 
  
O que ainda falta

Ainda falta tinta para a conclusão da pintura, climatização, mobiliário para a DPPA, forros para algumas salas, reforma das celas e colocação de grades em locais específicos. Somente o mobiliário para a DPPA tem orçamento de R$ 35 mil e a reforma das celas custará R$ 7 mil. O mobiliário atual da DPPA está bastante desgastado, por isso é necessário renová-lo. Somente após essa fase será feita a mudança.

Estrutura ampla irá beneficiar policiais e comunidade

Após a conclusão da reforma, tanto policiais como comunidade em geral terão inúmeros benefícios, inclusive deficientes físicos já que o prédio tem acessibilidade. Haverá cela masculina e feminina. Advogados terão uma sala para conversarem reservadamente com seus clientes. A Brigada Militar também terá um espaço para dar prosseguimento ao registro de ocorrências.

Haverá atendimento personalizado. As pessoas não vão ficar expostas durante o registro de ocorrências e os presos não entrarão pelo mesmo acesso que as demais pessoas. Ocorrências de crimes sexuais, por exemplo, serão realizadas em uma sala reservada, entre outras situações que serão possibilitadas devido o espaço amplo que o prédio disponibiliza.

A união faz a força

Além das constantes ações policiais de combate a criminalidade e a solução rápida de crimes de repercussão, o exemplo de união dos policiais civis de Santiago, diante do cenário de crise no Estado, merece destaque. Sabedores da inexistência de recursos para a reforma e necessitando de melhores condições de trabalho, buscaram, de várias formas, agilizar a ocupação do prédio do antigo fórum. A união fez a força e o sonho de uma nova sede policial, que chegou a ficar distante por alguns momentos, tornou-se realidade.

Muito em breve, graças a esse exemplo de união, a cidade terá uma das mais modernas estruturas policiais do Estado, proporcionando uma resposta ainda mais rápida na solução de crimes bem como aumento da sensação de segurança à população.







Fonte/Fotos: Rafael Nemitz
Blog do Rafael Nemitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário