sábado, 4 de abril de 2015

TCE investiga 2,2 mil servidores cadastrados no Bolsa Família no RS

Cruzamento de dados indicou nomes potencialmente fora dos critérios de renda


Uma investigação do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) identificou uma inconsistência relacionada ao programa Bolsa Família, do governo federal. De acordo com o presidente do TCE, Cezar Miola, cerca de 2,2 mil funcionários de órgãos municipais e federais estão cadastrados no programa mesmo sem preencher os requisitos para o benefício. A verificação ocorreu após o cruzamento de dados com as informações sobre os servidores.

“O exame efetivado nos cruzamentos verificou 2.260 servidores públicos recebendo o Bolsa Família. É claro que pode não ter ocorrido irregularidade. Mas é improvável, pois de acordo com os critérios de renda previstos no Bolsa Família, tudo indica que os benefícios tenham sido ou ainda estejam sendo pagos irregularmente”, avaliou Miola.

O TCE deve fazer auditorias in loco nos municípios para verificar os indícios de irregularidades. Caso sejam encontradas ações ilícitas, os dados serão encaminhados via relatório para os Ministérios Públicos Estadual e Federal. Além das inconsistências no Bolsa Família, o TCE está aferindo dados sobre servidores que possuem empresas e que mantém contrato com empresas.

As estatísticas também revelaram que cerca de 10 mil servidores que aparecem em folhas de pagamento dos órgãos públicos não estão no sistema do TCE. Miola não descartou fraude, mas disse que poder ter ocorrido uma falha de repasse de informação do órgão público ao Tribunal de Contas.


Fonte: Eduardo Paganella/Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário