quarta-feira, 15 de abril de 2015

Morre aos 82 anos o diretor presidente da Cotricampo, Guerino Rebelato



A direção da Cotricampo confirmou, através de nota oficial, a morte do diretor presidente da cooperativa, Guerino Rebelato, ocorrida no final da noite de terça-feira (14/04), às 23h40min.

Guerino, que estava com 82 anos, enfrentava um tipo de câncer, diagnosticado no último ano. Ele estava internado em uma clínica, na cidade de Passo Fundo, quando veio a óbito na noite de ontem.

Seu corpo está sendo velado na sede da Afucampo (Associação dos Funcionários da Cotricampo), na cidade de Campo Novo. O sepultamento ocorrerá às 17 horas de hoje, no cemitério municipal de Campo Novo.

Guerino Rebelato havia sido eleito, no último mês de março, para o seu 13º mandato consecutivo a frente da Cotricampo, cooperativa a que dedicou boa parte de sua vida profissional.

A Cotricampo informa de que a Rede Super Cotricampo, a rede de lojas agropecuárias e o posto de combustíveis estarão fechados durante o dia de hoje. Nas unidades de grãos haverá somente plantão emergencial.

Em 2013, Guerino foi homenageado pelos 35 anos de administração da Cotricampo

Em 10 de maio do ano de 1971, com 38 anos de idade, ingressou no quadro social da cooperativa, Guerino Rebelato. Quatro anos mais tarde, em 1975, começava efetivamente a colaborar em atividades mais específicas, sendo eleito como conselheiro fiscal efetivo, função esta exercida até 30 de junho de 1978.

Menos de trinta dias após esta fase, em 22 de julho, assumia a presidência da cooperativa com a entidade enfrentando sua maior crise econômica e financeira. Conta Guerino que foi necessário um trabalho muito duro para recuperar a credibilidade da cooperativa junto a fornecedores, instituições financeiras, especialmente com o quadro social. Foi necessário fechar alguns setores deficitários enxugando o quadro de funcionários que passou de 384 para algo em torno de 170, mantendo os serviços essenciais para uma retomada no crescimento da cooperativa.

As projeções apontavam um prazo de, no mínimo, dez anos para a cooperativa voltar a ser viável. Com um trabalho muito forte junto ao quadro social, com uma nova chamada de capital, renegociação de dívidas com fornecedores e instituições financeiras e apoio financeiro de instituições como o Banco do Brasil, na metade do tempo projetado a cooperativa já apresentava resultados positivos em seu balanço contábil.

Nos últimos anos, as grandes conquistas da administração de Guerino foram grandes investimentos na área de construção de novos silos, aumentando a capacidade de armazenagem de grãos junto às unidades; construção de uma Central de Armazenagem, em Campo Novo, com capacidade para aproximadamente um milhão de sacas; criação de uma Área Experimental para difusão de tecnologias; aquisição de uma das mais modernas lojas de supermercados da região noroeste, situada em Três Passos, com praça de alimentação, padaria e confeitaria; construção de nova loja de supermercado em São Martinho; construção de nova planta industrial de farinha de trigo com triplicação da capacidade de moagem; além de colocação de tombadores e silos pulmão nas unidades de Braga, São Martinho e Humaitá para dar agilidade no recebimento das safras dos associados.

Hoje, a cooperativa está executando investimentos nas unidades de Três Passos e Redentora para melhorar as condições de recebimento das safras, com colocação de tombadores, balança eletrônica e silo pulmão, além de reforma na agropecuária de São Martinho. Logo deverá ter início a adequação de um novo espaço para loja agropecuária de Braga, no centro da cidade, e a partir desta transferência o aumento da loja do supermercado. Também está planejado e definido a construção de novos silos junto à indústria de trigo em Campo Novo e uma nova loja para o supermercado de Campo Novo.

Na última segunda-feira, foi entregue ao presidente Guerino Rebelato uma cesta com produtos, como homenagem aos 35 anos de presidência, entregue pelos gerentes dos principais setores do centro administrativo, acompanhado do diretor secretário, Gelson Bridi.


Homenagem aos 35 anos de presidência, feita pelos gerentes dos principais setores do centro administrativo, acompanhado do diretor secretário, Gelson Bridi, em julho de 2013


Fonte: Rádio Alto Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário