segunda-feira, 6 de abril de 2015

Cadeia Produtiva do leite em debate na Assembleia Legislativa

Secretário da Agricultura e Pecuária Ernani Polo participou de audiência pública realizada nesta segunda-feira

Secretário da Agricultura destaca a importância do fomento da cadeia do leite  no estado
   Secretário da Agricultura destaca a importância do fomento da cadeia do leite no estado
   Foto: Alexandre Farina / Secretaria da Agricultura

A Secretaria da Agricultura e Pecuária participou de audiência Pública, realizada pela Comissão de Agricultura e Pecuária, na Assembleia Legislativa, nesta segunda feira (06), onde discutiu-se o futuro da cadeia produtiva do leite no RS, seus gargalos, deficiências, qualidades e metas para a recuperação do setor no Estado. O secretário Ernani Polo esteve presente, assim como a sub secretária Ildara Vargas, o Diretor do Departamento de Defesa Agropecuária, Fernando Groeff e o coordenador da Câmara Setorial do Leite, Danilo.

Um dos pontos mencionados com maior destaque na audiência foi a necessidade de habilitação de novas plantas industriais para exportação do leite, visando o escoamento da produção e, consequentemente, o fortalecimento da cadeia produtiva do leite. A necessidade da aquisição de mais leite em pó por parte dos órgãos públicos também pautou o debate.

Ernani Polo: "A Secretaria da Agricultura e Pecuária está aumentando a fiscalização e investindo em sanidade, para melhorar o status sanitário do produto, o que representa ganho a cadeia produtiva. Precisamos também modificar a lei das falências, para priorizar o produtor, a fim de que não seja o último a receber o que lhe é devido, em caso de quebra de empresas.  Não tenham dúvidas de que vamos superar este momento de dificuldade, pois a cadeia produtiva do leite é essencial para o desenvolvimento do nosso estado. Já obtivamos avanços, com a compra via CONAB de R$ 10 milhões de leite em pó do Estado para escoamento da produção, cifra que pode ser repetida em breve pelo MAPA. São ações como esta e outras que estamos gestionando que nos ajudam a formar uma agenda positiva para o setor, que essencial para a economia do RS”, afirmou o secretário da agricultura e pecuária.

Estiveram presentes no teatro Dante Barone, deputados estaduais, federais, o secretário de desenvolvimento rural, Tarcísio Minetto, representantes do Sindilat, IGL, FETAG, FARSUL, FETRAF, Ministério Público, demais entidades representativas do setor leiteiro e produtores.


Fonte: Alexandre Farina | Secretaria da Agricultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário