sábado, 28 de junho de 2014

População de Crissiumal triste e assustada com a monstruosa enchente do rio Uruguai. Veja as imagens desta sexta-feira (Guia Crissiumal)

Município decretou Situação de Emergência


Crissiumal e região costeira do rio Uruguai estão tristes e assustados com a monstruosa enchente do rio, que atinge a região desde a quinta-feira.

O Guia Crissiumal, nesta sexta-feira (27) esteve nas áreas atingidas, onde o rio mais uma vez aumentou seu nível. Segundo Jose Scheid, conhecedor do rio onde tem uma casa de veraneio há muitos anos, relatou que às 17:30, o rio seguia subindo 10 centímetros por hora e faltava cerca de meio metro para ele atingir a marca da maio enchente que se tem registro, em 1983.

Em Crissiumal cerca de 100 pessoas estão desalojadas, sendo abrigadas no Ginásio de Vila Bender ou em casas de vizinhos. A Prefeitura Municipal montou equipes com profissionais da Assistência Social e da Saúde para atender aos desabrigados.

Pelo menos uma residência foi levada pela água do Uruguai em Crissiumal. Na região são vários registros.

Doações aos desabrigados, como colchões, lonas, roupas e outros, podem ser levadas ao Parque Municipal de Obras. Informações sobre como doar podem ser obtidas nos telefones 553524-1221 e 3524-1200. 

Depois de reunião com a Coordenadoria de Defesa Civil no início da tarde, o prefeito Walter Luiz Heck decretou Estado de Emergência.

Rios afluentes do Uruguai, especialmente o Buricá e o Lajeado Grande acabaram represados, aumentando muito o seu volume. Inclusive a ligação entre Crissiumal e Horizontina, por Vila Cascata corre o risco de ser interrompida, segundo o Corpo de Bombeiros de Horizontina. Segundo os Bombeiros uma equipe de engenheiros está no local para avaliar a situação e pede-se quem puder evitar a passagem para que opte por outro caminho ou aguarde.

A abertura das comportas da barragem de Foz do Chapecó poderá agravar ainda mais o quando na região.

A imagem mais incrível e triste captada pelas nossas lentes nesta sexta-feira foi a de uma casa sendo levada pela água do rio Uruguai. Clique no link abaixo para assistir:


A expectativa é de que a chuva persista na região.

Confira abaixo novas fotos, da triste sexta-feira ribeirinha:


 











Veja todas as fotos da nossa cobertura no link abaixo:

Atualizando às 9:12 28062014 - Em contato com o Secretário Municipal de Obras Laércio Voss Nass nesta manhã, ele que tem acompanhado a enchente e os estragos desde o seu princípio, praticamente 24 horas por dia, o mesmo nos informou que o rio subiu até o início da madrugada, quando começou a estabilizar. A torcida agora é para que a chuva não se intensifique novamente na área do rio Uruguai. O número de famílias desalojadas segue em 30. Em Itapiranga, depois de baixar alguns centímetros o rio voltou a subir no início da manhã deste sábado. Ainda não temos a confirmação se em Crissiumal o rio já superou a marca de 20,7 metros de altura de 1983.

Fonte / Fotos: Guia Crissiumal
Postado: Clécio Marcos Bender Ruver

Nenhum comentário:

Postar um comentário