quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Grêmio mostra pouco futebol e deixa Santos empatar no fim do jogo

Tricolor soma apenas um ponto em dois jogos na Arena com 1 a 1 no placar


   Grêmio mostra pouco futebol e deixa Santos empatar no fim do jogo
   Crédito: Lucas Uebel/Grêmio/Divulgação CP

O Grêmio viu a vitória escapar mais uma vez dentro de casa nesta quarta-feira contra o Santos. O Tricolor Gaúcho abriu o placar com Elano, mas viu William José igualar após falha de Dida num chute despretensioso que confirmou o 1 a 1 na Arena. No finalzinho, terror para a torcida, pois o Santos pressionou e chegou a ter o gol da virada anulado em lance polêmico.

Somar apenas um ponto nas últimas duas partidas em casa prejudicou a tentativa de avanço do Grêmio na tabela. Com 38 pontos, o Tricolor estaciona no terceiro lugar, mas verá a distância para o líder aumentar logo mais. No sábado, o time encara o Vitória, em Salvador.

Equilíbrio na etapa inicial

A equipe gaúcha mostrou algumas inconsistências defensivas no primeiro tempo, com dificuldades para marcar jogadas de velocidade do Santos, mesmo com três zagueiros. As escapadas pelas laterais do Tricolor, contudo, voltaram a levar perigo para o adversário, com duas oportunidades de gol desperdiçadas. Logo no primeiro minuto, Barcos puxou contragolpe depois do Grêmio roubar a bola do Santos. Ele rolou para Kleber, que abriu jogada com Alex Telles. O lateral chutou direto para o gol, mas Aranha pegou firme.

Aos 7, foi a vez do Santos levar perigo, explorando aberturas na defesa tricolor. Thiago Ribeiro mandou chute forte de fora da área, a bola parecia que ia no ângulo, mas passou sobre o gol de Dida. Boa chance gremista surgiu aos 13 minutos, novamente pela linha de fundo. Pará cruzou para a área, Rhodolfo subiu mais que todos, mas cabeceou por cima. A partir daí, o Grêmio conseguiu fechar mais os espaços e equilibrar o setor defensivo.

O Santos diminuiu a marcha e também impediu maiores avanços dos donos da casa. Aos 27 minutos, Barcos lançou Kleber na área, seria grande passe de frente para o gol, mas a bola rolou demais e Aranha pegou na antecipação. A melhor chance foi perdida pelo Pirata, no lance seguinte. Em cruzamento de Alex Telles, a bola passou com velocidade na pequena área e o argentino furou na cara do gol.

Do lado santista, Alison deu um susto na torcida presente na Arena. Ele recebeu na quina esquerda da área e disparou a bomba. A bola explodiu na trave, quase no ângulo esquerdo de Dida. 

Renato mostra estrela em substituição

A segunda etapa começou com o Santos levando perigo na base da velocidade. Aos quatro minutos, o santista Gabriel disputou na área com o Gabriel do Grêmio e quase abriu o placar. Na hora do chute, o zagueirão mandou em escanteio. 

Aos oito, Zé Roberto perdeu boa oportunidade. Pará mandou bola na área, ela sobrou de frente para o gol no rebote e o meia chutou de primeira, muito por cima da trave. No contragolpe, Dida teve de salvar. Cícero engatilhou e mandou um chutaço com endereço certo, mas o goleiro espalmou. Pará, o jogador mais acionado do Tricolor, resolveu criar uma chance de gol para ele mesmo. Aos 14 minutos, driblou dois marcadores, costurou a zaga e chutou forte, mas errou a mira. 

Com o placar zerado, Renato promoveu mudanças, primeiro colocando Elano no lugar de Bressan e desfazendo o esquema com três zagueiros. O meia teve sua primeira oportunidade logo em seguida, quando cobrou a falta em cima da barreira. Renato, então, colocou Vargas no lugar de Zé Roberto, surpreendendo por tirar um dos criadores do meio, deixando apenas Elano com a função. O garçom do gol tricolor, contudo, seria exatamente o atacante chileno.

Deixando para trás as críticas da última partida, contra o Atlético-MG, Vargas driblou dois marcadores e abriu ótimo passe para Elano. O camisa 7 invadiu a área pela direita e chutou de trivela no canto, sem chances para Aranha: 1 a 0 para o Grêmio desafogar e voltar a vencer. 

Dida não alcança e Santos empata

Só que ainda faltava jogo. E o Grêmio sofreu duro castigo aos 39 minutos. William José, ex-Grêmio, recebeu na intermediária e experimentou o chute. A bola saiu sem muita força, no canto direito, mas Dida não alcançou. Ele demorou a saltar e a bola mergulhou nas redes do Tricolor Gaúcho para o 1 a 1. 

O Santos ainda teve o gol da virada anulado, por impedimento mal marcado em Thiago Ribeiro. Aos 42 minutos, Dida se atrapalhou em cima da linha, mas conseguiu tirar bola que também poderia ter levado a uma derrota dos comandados de Renato.

Brasileirão - 22ª rodada

Grêmio 1
Dida; Gabriel, Rhodolfo e Bressan (Elano); Pará, Souza, Riveros, Zé Roberto (Vargas) e Alex Telles; Kleber e Barcos (Yuri Mamute). Técnico: Renato Gaúcho.

Santos 1
Aranha; Galhardo (Bruno Peres), Edu Dracena, Gustavo Henrique e Mena; Alison (Pedro Castro), Arouca, Cícero e Montillo (Willian José); Gabriel e Thiago Ribeiro. Técnico: Claudinei Oliveira.

Gols: Elano (27min/2°T), Willian José (39min/2°T).
Cartões amarelos: Cícero, Alison (S).
Arbitragem: Péricles Bassols (Fifa-RJ), com Marrubson Melo Freitas (DF) e Ivan Carlos Bohn (PR).
Local: Arena do Grêmio.
Público total/renda: 13.641 / R$ 341.829,00.


Fonte: Bernardo Bercht/Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário