sexta-feira, 27 de setembro de 2013

No sufoco, Inter busca empate com Atlético-PR

Time leva gol no início e só consegue igualdade aos 42 do segundo tempo

   Time leva gol no início e só consegue igualdade aos 42 do segundo tempo
   Crédito: Fabiano do Amaral

O Inter flertou com o precipício na noite desta quarta-feira. Pressionados pela má sequência, os comandados de Dunga penaram ao longo de quase 90 minutos para conseguir o gol que garantiu o empate em 1 a 1 com o Atlético-PR, pelas quartas de final da Copa do Brasil. 

Ainda que menos pior que a derrota – que chegou a ser iminente em Novo Hamburgo – o resultado obriga o Inter a vencer no duelo de volta, em Curitiba, em 23 de outubro. O Colorado precisará de uma vitória ou empate acima dos dois gols para se classificar.

Jogo começa terrível, com gol do Atlético-PR

Se o Inter tinha qualquer plano de jogo para o primeiro tempo, tudo foi por água abaixo logo aos 5 minutos. Kleber fez falta ao lado esquerdo da área colorada e o tempo fechou para a organização proposta pelo técnico Dunga. Na cobrança com pouco ângulo, Paulo Baier chutou colocado, a bola desviou levemente na barreira, mas Muriel pulou mal. Sua mão passou a centímetros de salvar o Inter: a pelota morreu no fundo das redes para o 1 a 0 sonhado pelo Atlético-PR.

Os adversários seguiram num ritmo muito acelerado, que gerou filme de terror na zaga do Inter. Apesar de manter mais posse de bola, os colorados viam Ederson causar transtornos a todo momento na frente e até dentro da área. Com a bola, os comandados de Dunga estavam um pouco melhor. Aos 14 minutos, Gabriel lançou Josimar, o volante girou sobre a zaga e chutou forte, mas a bola foi para tiro de meta, pelo lado direito.

Aos 21 minutos, Leandro Damião – longe de estar em uma noite das mais inspiradas – tentou lance de efeito. Jorge Henrique levantou na área, o centroavante dominou no peito e mandou a bicicleta, mas a bola saiu mascada, fácil para o goleiro Weverton. O Atlético-PR voltou a ameaçar e Índio salvou a pátria. Marcelo cruzou para a área, Paulo Baier ajeitou de calcanhar, mas o zagueiro impediu a conclusão de carrinho.

O volante Josimar ainda tentou mais um chute de fora da área, aos 27 minutos. Foi com endereço certo, mas Weverton voou, apesar do desvio da zaga, para espalmar. No contragolpe, pesadelo colorado novamente: Ederson foi lançado na cara do gol, sem marcação. De frente para Muriel, ele tentou colocar no canto esquerdo, mas exagerou e mandou para fora, fazendo o mais difícil, que era errar. 

Damião, lá na frente, seguia caprichando demais e desperdiçando lances ofensivos, como no passe de calcanhar errado para D'Alessandro no fim da primeira etapa. Aos 41 minutos, Josimar calibrou o pé novamente, mas errou o alvo, chutando sobre a goleira.

Dunga tira Damião para a segunda etapa


Dunga fez mudanças radicais para a segunda etapa, tirando Damião e Josimar para as entradas de Scocco e Otávio. A equipe até voltou do vestiário mais efetiva no ataque, mas a bola caprichosamente se recusou a ir para as redes nos primeiros minutos. Logo no primeiro, os colorados perderam dois gols no mesmo lance. Otávio cabeceou na área e a bola foi no travessão. Scocco chutou no rebote, mas em cima do goleiro.

Ainda assim, o Atlético-PR seguia perigoso, principalmente nas arrancadas de contragolpe e na bola parada. Aos 6 minutos, Paulo Baier cobrou falta na área, Índio furou e Pedro Botelho estava na cara do gol para bater, mas mandou por cima. O Inter deu a resposta com Scocco: ele chutou para o gol da entrada da área e Weverton espalmou. A bola voltou para Otavio e, na marca do pênalti, ele tentou o voleio, mas bateu mal, fraquinho. 

Aos 12, Muriel teve que salvar jogada em alta velocidade do Atlético-PR. Everton cruzou, Marcelo ia cabecear sozinho, mas o goleiro antecipou e catou firme. Na sequência, Forlán cruzou no segundo pau, Juan cabeceou no canto esquerdo, mas Weverton foi buscar rente à trave. Foi a última contribuição do uruguaio, substituído por Caio.

Muriel faz milagre e Otávio empata


Numa arrancada aos 29 minutos, os paranaenses voltaram a criar perigo. Juan fez falta muito perigosa em Dellatorre. Paulo Baier cobrou com efeito, no ângulo esquerdo, mas desta vez Muriel voou e protagonizou um milagre para manter o placar. No lance seguinte, Otávio perdeu o lance da partida: recebeu na entrada da área, tirou do marcador e deslocou o goleiro, mas mandou para fora.

Otávio, porém, se recuperou aos 43 minutos. Com a partida se encaminhando para uma derrota comprometedora, Manoel falhou um corte na área, Otávio dominou e chutou cruzado, no ângulo esquerdo, sem chances para Weverton e soltando um grito de gol engasgado nos pouco mais de 6 mil torcedores presentes no Vale. 

Pouco depois do gol, o Inter ainda tentou o abafa, mas não chegou a alcançar a virada. Mesmo longe de conseguir o resultado ideal, o time de Dunga deixou o gramado aplaudido.

Copa do Brasil - Quartas de final


Inter 1 
Muriel; Gabriel, Índio, Juan e Kleber; Josimar (Otávio), Willians, Jorge Henrique e D’Alessandro; Forlán (Caio) e Leandro Damião (Scocco). Técnico: Dunga.

Atlético-PR 1
Weverton; Léo, Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho; Deivid (Marcelo Palau), João Paulo, Everton e Paulo Baier (Fran Mérida); Marcelo e Ederson (Dellatorre). Técnico: Vagner Mancini.

Cartões amarelos: Léo, João Paulo, Pedro Botelho e Fran Mérida, para o Atlético-PR; Willians (I), Diego Forlán (I) e Scocco, para o Inter.
Cartões vermelhos: João Paulo e Fran Mérida
Gols: Paulo Baier (4min/1°T), para o Atlético-PR; Otávio (43min/2°), para o Inter.
Árbitro: Sandro Meira Ricci, auxiliado por Alessandro Rocha de Matos e Emerson Augusto de Carvalho.
Local: Estádio do Vale.

Fonte: Bernardo Bercht / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário