domingo, 29 de setembro de 2013

Dida brilha, Vargas decide e Grêmio bate o São Paulo

De cabeça, chileno marcou o gol da vitória por 1 a 0 na segunda etapa

   Dida brilha e Grêmio garante vitória
   Crédito: Piervi Fonseca / Agif / Folhapress / CP

Com uma grande atuação do goleiro Dida e oportunismo de Vargas, o Grêmio bateu o São Paulo por 1 a 0 na tarde deste domingo no Morumbi. Apesar de uma atuação ruim, o Tricolor contou com o goleiro em uma tarde inspirada para suportar a pressão do time da casa e chegar à vitória com um gol de cabeça do atacante chileno, aos 23 minutos da etapa final.

A vitória leva o Grêmio à vice-liderança do Brasileirão, com 42 pontos– depende de um tropeço do Atlético-PR diante do Vitória para terminar a rodada em segundo. Na próxima quarta-feira, o Tricolor recebe o Furacão na Arena, às 19h30min.

São Paulo é superior, mas primeiro tempo termina em 0 a 0


O Grêmio entrou no Morumbi para enfrentar o São Paulo com o mesmo esquema utilizado no meio de semana contra o Corinthians pela Copa do Brasil, com três atacantes. No entanto, o time não conseguiu mostrar a mesma solidez defensiva da quarta-feira ao longo da primeira etapa. Logo aos 2 minutos, o time paulista já teve uma boa oportunidade. Osvaldo fez o cruzamento do lado esquerdo que chegou a Luis Fabiano. Ele bateu forte obrigando Dida a fazer uma difícil defesa.

O São Paulo seguia com o comando do jogo nos minutos iniciais. O Grêmio só levou perigo aos 11 com o chileno Vargas, que fez boa arrancada, mas foi egoísta e optou pelo chute, que foi parado pela defesa – Barcos e Kleber esperavam o passe dentro da área em melhores condições. Do outro lado, o time de Muricy Ramalho ameaçava novamente. Aos 12, com Jadson em chute de fora da área e, aos 16, em cruzamento que Saimon e Dida se atrapalharam e por pouco o zagueiro não fez contra.

Com o cronômetro passando dos 25 minutos, o Grêmio dava sinais de melhora na partida. O Tricolor gaúcho adiantava a marcação e o São Paulo não conseguia sair com tanta tranquilidade de trás. Mesmo com o crescimento gremista, o time da casa ainda teve duas oportunidades para abrir o placar antes do final do primeiro tempo. Aos 36, Jadson deu grande passe para Luis Fabiano, que ganhou da zaga gremista, mas parou em mais uma defesa de Dida. Aos 42, Wellington passou por Saimon e bateu forte uma bola que bateu na rede pelo lado de fora.

Segundo tempo: Dida segura e Vargas marca para o Grêmio


Os dois times voltaram sem mudanças para a etapa final. Sem alterações nas escalações e também no andar da partida. O São Paulo iniciou o segundo tempo como terminou o primeiro, pressionando. E Dida se transformou no grande nome da partida com três defesas importantes. 

No primeiro lance, aos 8, Dida pegou chute forte de Luis Fabiano. Na sequência, ele saiu nos pés de Jadson fechou o ângulo e evitou a finalização do meia são-paulino, que aparecia livre na área. O goleiro gremista voltou a aparecer bem aos 13, ao agarrar a bola firme após chute forte de Paulo Miranda.

Depois de toda a pressão do São Paulo, o Grêmio chegou ao gol na sua primeira chance na etapa final. Alex Telles foi ao fundo e fez o cruzamento com perfeição, Vargas chegou em velocidade e cabeceou sem chances para Ceni, 1 a 0 aos 23 minutos.

Atrás no placar, o São Paulo foi com tudo para o ataque. E mais uma vez apareceu o goleiro gremista - com uma ajuda da sorte. Aos 33, Dida saiu mal do gol e a bola sobrou para o atacante Aloísio, que, livre, mandou a bola para fora. Rogério Ceni ainda teve uma falta na entrada da área aos44, mas novamente o camisa 1 gremista apareceu para evitar o gol e garantir a vitória gremista.

Brasileirão – 24ª rodada

São Paulo - 0
Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Toloi (Douglas), Antonio Carlos e Reinaldo; Rodrigo Caio, Wellington, Jadson (Aloísio) e Ganso; Osvaldo e Luis Fabiano. Técnico: Muricy Ramalho.

Grêmio - 1
Dida; Pará, Saimon, Bressan e Alex Telles; Souza, Riveros e Ramiro; Vargas (Paulinho), Kleber e Barcos (Wendell). Técnico: Renato Portaluppi.

Gol: Vargas (23/2ºT)
Cartões: Antonio Carlos, Luis Fabiano, Rogério Ceni (São Paulo); Kleber, Bressan (Grêmio)

Arbitragem: Héber Roberto Lopes (Fifa-PR), com Alessandro A. Rocha de Matos (Fifa-BA) e João Patrício de Araújo (GO).
Local: estádio Morumbi.

Fonte: Cristiano Munari / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário