quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Feriadão começará com calor e terminará com chuva em todo o Rio Grande do Sul

Passagem de uma frente frente deixará o tempo instável no Estado durante o feriado prolongado
Feriadão começará com calor e terminará com chuva em todo o Rio Grande do Sul Ronaldo Bernardi/Agência RBS
Em Porto Alegre, a sexta-feira ainda terá sol durante boa parte do dia, mas o tempo começa a virar à noiteFoto: Ronaldo Bernardi / Agência RBS

     O feriado prolongado de 7 de setembro começará com sol e muito calor nesta sexta-feira, mas ameaça ir literalmente por água abaixo, com pancadas de chuva em todo o Estado no domingo, que devem atrapalhar o retorno de quem viajar. Também há previsão de ventos intensos na sexta-feira e no sábado, devido à atuação de um anticiclone na Argentina.

     Na sexta-feira, o avanço de uma nova frente fria deve provocar, desde a manhã, pancadas de chuva, trovoadas e rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h no Litoral Sul, na Campanha, na Fronteira Oeste e na Região Central. Nas demais regiões, o sol aparece entre nuvens e as temperaturas serão elevadas.

     O dia pode ter máxima de 34°C na Região Metropolitana e no noroeste do Estado. No Litoral Norte, o sol deve predominar durante o dia e a temperatura ficará próximas dos 27°C, mas o vento pode atrapalhar o dia à beira-mar. Entre o final da tarde e a noite devem ocorrer pancadas de chuva também nestas regiões.

     No sábado, a chuva para na maior parte do Estado, mas o céu continuará carregado de nuvens e sol só deve aparecer timidamente em poucos momentos. O dia continuará ventoso, embora com menos intensidade do que na sexta-feira (as rajadas devem chegar a 50 km/h), e pancadas fracas podem ocorrer entre a tarde e a noite. Apesar da nebulosidade, a temperatura se manterá elevada e a máxima deve passar novamente dos 30°C.

     No domingo, a chuva se estabelece de vez em todo o Rio Grande do Sul e não deve ceder antes de terça-feira. Pode chover forte na Serra, no Litoral Norte e na Região Metropolitana a qualquer hora do dia. A temperatura deve cair acentuadamente durante o dia. Em Porto Alegre, a máxima não deve passar dos 24°C.

Previsão

Sexta-feira
Pancadas de chuva e ventos fortes durante o dia no Litoral Sul, na Campanha, Fronteira Oeste e na Região Central. Nas demais regiões, mescla de sol e nuvens e pancadas entre o final da tarde e a noite. O calor será intenso na Metade Norte. A máxima pode chegar a 34°C na Região Metropolitana e no Noroeste. A mínima ficará em 12°C, na Serra.

Sábado
Nebulosidade variável, com pancadas de chuva em áreas isoladas em todo o Estado, principalmente à tarde e à noite. Mínima de 14°C, no Sul, e máxima de 31°C, no Norte.

Domingo
Chuva forte e generalizada em todo o Estado. Mínima de 9°C, no Sul, e máxima de 27°C, no Norte.

Fonte: ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário