segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Três Passos e outros onze municípios da Amuceleiro retornam à bandeira laranja

Municípios da Amuceleiro beneficiados com a volta à bandeira laranja no plano de distanciamento: Barra do Guarita, Bom Progresso, Braga, Coronel Bicaco, Derrubadas, Esperança do Sul, Miraguaí, Redentora, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Três Passos e Vista Gaúcha


   Mapa definitivo das bandeiras para a semana de 4 a 10 de agosto (Foto: Reprodução)


O governador Eduardo Leite confirmou nesta segunda-feira (03), o resultado final das bandeiras, no âmbito do plano de distanciamento controlado para a 13ª semana (período de 04 a 10 de agosto).


A regional de Palmeira das Missões (R15 e R20) teve seu recurso acolhido pelo comitê de crise e, dessa forma, os 52 municípios que integram a região voltam a ficar sob bandeira laranja, beneficiando Três Passos e outros onze municípios da Amuceleiro (Barra do Guarita, Bom Progresso, Braga, Coronel Bicaco, Derrubadas, Esperança do Sul, Miraguaí, Redentora, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Vista Gaúcha).


A volta à bandeira laranja, considerada de risco médio de contágio, significa diminuição das restrições impostas, especialmente aos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, que estavam relatando extremas dificuldades em manter as atividades no último período, agravando a possibilidade de desemprego e diminuição da renda.


Informações gerais sobre o anúncio final desta segunda-feira


Na atualização de hoje, seis regiões permanecem sob bandeira vermelha, que configura área de alto risco de contágio com o coronavírus. São elas: Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Taquara, Passo Fundo e Lajeado.


O mapa definitivo desta rodada foi apresentado após o governo estadual ter analisado os recursos de associações e municípios. De acordo com o governo, 49% da população gaúcha reside nesta área.


Na sexta-feira, o mapa prévio indicava 12 regiões na bandeira vermelha. No entanto, Santo Ângelo, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Pelotas, Bagé e Caxias do Sul retornaram à bandeira laranja, após os pedidos de reconsideração. Além delas, os municípios de Tapera, Cristal e Ivoti também apresentaram pleitos que foram deferidos.


No total, 14 das 20 regiões estão sob bandeira laranja.


As seis regiões em bandeira vermelha agregam 165 municípios, com 5.620644 habitantes. Dentre elas, 65 municípios, que corresponde a 302.153 habitantes (2,7% da população gaúcha), poderão adotar medidas da bandeira laranja por não registrarem hospitalização e óbito por Covid-19 nos 14 dias anteriores a apuração. As cidades poderão adotar protocolos próprios para as atividades desde que mantenham atualizadas os respectivos sistemas de informações.


Durante a transmissão ao vivo, o governador revelou que se houver manutenção da estabilização da pandemia no Estado nos próximos dias, novos protocolos poderão ser avaliados para as regiões com bandeira vermelha.


Segundo Leite, o comércio poderá ter menos restrições, permitindo, assim, a abertura das atividades que estão restritas atualmente. “Para uma eventual alteração de protocolo da bandeira vermelha, mais restritivas do que a bandeira laranja, mas alguma com a possibilidade maior de funcionamento para atividades comerciais para ter menor impacto econômico”, disse.


“Em junho e julho, a gente observa que o Rio Grande do Sul precisou ter mais restrições por causa do avanço do número de casos. Entramos agosto com uma expectativa de estabilização, que a gente observou dos indicadores, de um agosto mais tranquilo. Embora, a gente tenha supertição ao mês de agosto. O Estado parou por menos tempo, menos perdas economicas. Tivemos menos perdas de vidas. E assim pretendemos continuar: coinciliando a saúde, a vida, a preservação da atividade econômica”, completou.


Fonte: Rádio Alto Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário