sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Polícia Civil comemora um ano de inauguração da DCCOR e da DPCTF


PC
Operação Greed deflagrada pela Divisão Estadual de Combate à Corrupção e a Lavagem de Dinheiro (DCCOR) - foto: Polícia Civil / DCCOR

Nesta sexta-feira (28), a Polícia Civil comemora um ano de inauguração da Divisão Estadual de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (DCCOR) e da Delegacia de Polícia de Controle Técnico e de Fiscalização (DPCTF), ambas ligadas ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC).

Divisão Estadual de Combate à Corrupção e a Lavagem de Dinheiro  - DCCOR

A Divisão Estadual de Combate à Corrupção e a Lavagem de Dinheiro (DCCOR), que tem como titular o Delegado de Polícia Marcus Vinicius Viafore,  tem como atribuição coordenar e operacionalizar, junto às suas Delegacias, as atividades de repressão e prevenção às infrações penais contra a Ordem Tributária praticados em prejuízo da Fazenda Estadual e contra a Administração Pública, especialmente as que envolvem atos de corrupção. Compete também apurar os crimes de lavagem de dinheiro e de infrações penais afins, cuja infração penal antecedente se enquadre na área de atuação do DEIC.

Na data de hoje a DCCOR realiza a remessa do Inquérito, com 11 volumes, da Operação Greed, deflagrada em 15/01/2020, a qual foi a primeira operação após a instalação da Divisão, onde houve a atuação conjunta de duas delegacias que a compõem.

A Operação Greed teve como finalidade a investigação de eventuais crimes de estelionato e lavagem de dinheiro praticados por uma organização criminosa que oferecia a empresários serviços de prospecção de linhas de crédito, no Brasil e no exterior, os quais teriam como finalidade expandir as atividades negociais das pessoas jurídicas vítimas. Ocorre que o grupo criminoso cobrava das vítimas honorários e custos para a obtenção dos empréstimos que não se realizariam, sendo que, ao final, locupletavam-se ilicitamente desses valores. Ainda, os membros da organização criminosa branqueavam o capital por meio de contas bancárias de familiares, empresas de locação de automóveis, empresas de fachada e até mesmo na constituição de clínicas estéticas.

Durante a Pandemia a DCCOR manteve-se em relevante atuação, desencadeando em Maio deste ano, por meio da 1ª Delegacia de Combate à Corrupção (1ª DECOR), coordenada pelo Delegado titular Max Otto Ritter, a Operação Anticorpo, que objetivou apurar o esquema de distribuição de vacinas contra gripe, investigando os crimes contra a Administração Pública, sobretudo Estelionato na sua forma tentada, bem como de crime hediondo de Falsificação, Corrupção, Adulteração ou Alteração de Produto Destinado a Fins Terapêuticos ou Medicinais, no âmbito do Município de Coxilha/RS. O Inquérito Policial da Operação foi remetido ainda no mesmo mês com o indiciamento de 03 (três) pessoas.

Ainda, por meio da 2ª Delegacia de Combate à Corrupção (2ª DECOR) coordenada pelo Delegado titular Vinicios Batista do Valle, em conjunto com demais Delegacias do Departamento (DEIC), realizou-se a operação policial denominada “AVOCAT” (advogado em francês), com o intuito de apurar um esquema de uso de atestados médicos falsos para a liberação de presos em razão da pandemia causada pela Covid-19, após circularem em grupos de mensagens instantâneas áudios de advogados que faziam referência a este suposto esquema.

A Operação AVOCAT encetou a instauração de 04 (quatro) inquéritos policias, sendo que três já foram remetidos ao Poder Judiciário com o indiciamento de 02 (duas) pessoas.

Até o momento a Divisão já realizou o indiciamento de 245 pessoas e apreendeu/sequestrou entre bens e valores a quantia de aproximadamente R$ 8.500.000,00 (oito milhões e quinhentos mil reais), cujo trabalho especializado segue, a fim de enaltecer ainda mais o trabalho da Polícia Civil e desmembrar o crime organizado.

Delegacia de Polícia de Controle Técnico e de Fiscalização  - DPCTF

À Delegacia de Polícia de Controle Técnico e de Fiscalização (DPCTF), compete à investigação para a apuração e a repressão de adulteração de documentos referentes a veículos e de adulteração de sinal identificador de veículos automotores, a fiscalização e o controle do comércio de veículos usados, de peças usadas, de desmanches, de ferro-velho e de manter organizado o banco de dados, diariamente, acerca das ocorrências de furto e de roubo de veículos automotores e afins, ocorridos na Capital do Estado. Além disso, é responsável por realizar levantamento estatístico de locais de furto e de roubo de veículos ocorridos na Capital, bem como de sua receptação, fornecendo os dados às demais Delegacias de Polícia da Divisão, além de  prestar apoio às Delegacias de Polícia de Furto, de Roubo de Veículo e de Roubo, dentro da sua área de atribuição. 

Desde a sua instalação, a DPCTF realizou um total de 2070 Devoluções Veiculares e 2560 Vistorias Técnicas e, durante a Pandemia não teve o seu serviço interrompido. Com o objetivo de agilizar o atendimento, este passou a ser oferecido, virtualmente, no site da Polícia Civil (www.pc.rs.gov.br), onde as vítimas deveriam encaminhar o requerimento e os documentos necessários para análise da autoridade competente e, após, a equipe responsável entraria em contato para proceder à devolução e assim, evitar aglomerações e colaborar com a conscientização da necessidade de se ficar em casa.

A DPCTF ainda conta com uma equipe especializada, a qual é responsável por verificar os sinais identificadores dos veículos recuperados, além de fazer o registro fotográfico e proceder com exame preliminar do veículo que se encontra em um depósito credenciado junto ao DETRAN.


Fonte: Divisão Estadual de Combate à Corrupção e a Lavagem de Dinheiro  - DCCOR e Delegacia de Polícia de Controle Técnico e de Fiscalização  - DPCTF
Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário