quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Jaboticaba: da mobilização comunitária a um hospital referência na região

Hospital Santa Rita completa 30 anos de fundação nesta quarta-feira, 26

   (Arquivo Hospital Santa Rita/Divulgação)

Fruto de uma mobilização da comunidade, que vivia ainda a euforia da recente emancipação político-administrativa do município de Jaboticaba e ansiava por melhores atendimentos e condições em saúde, o Hospital Santa Rita (HSR) tornou-se uma realidade no dia 26 de agosto de 1990. “A primeira conquista histórica foi a mobilização comunitária local e também regional em torno da ideia de adquirir e colocar em funcionamento um hospital. Isso tudo, animado e incentivado pelo saudoso padre Theodoro e coordenado pelos dirigentes da já extinta Adecoj”, conta o administrador do HSR, Paulo Rossato Piovesan.

Momentos importantes da história do HSR

Além da participação da comunidade, que foi o primeiro passo para a construção do hospital, ao longo destas três décadas de história foram inúmeros os momentos importantes envolvendo a casa de saúde. Segundo Piovesan, um deles foi a conquista da filantropia, em 2003, que permitiu com que o HSR passasse a economizar recursos pela isenção do INSS patronal, podendo aplicar estes valores na qualificação do serviço. “Também, a partir da filantropia, passamos a ter acesso às emendas parlamentares e outros recursos públicos que muito ajudaram na melhoria de estruturas físicas e de equipamentos”, destaca.

Outras conquistas obtidas na história do hospital foi a referência em saúde mental, com 12 leitos incentivados, para os 26 municípios da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde (15ª CRS), e a expansão propiciada a partir de 2011, com a participação do HSR no processo da Consulta Popular Cidadã. “A partir dali quase todos os anos tivemos recursos destinados pelo Corede Rio da Várzea, por intermédio da votação da comunidade local e regional. Até 2019, os repasses já somaram um montante de R$ 1.360.000,00, que foram usados em construção da estrutura física de saúde mental, construção do Centro de Material e Esterilização (CME), reforma e adequação da Urgência e Emergência, reforma e adequação do Centro Cirúrgico e equipamentos para qualificar o Ambulatório de Dermatologia”, relata Piovesan.

Em 2014, outro fato importante foi o credenciamento de novos serviços de referência, como a porta de entrada para Urgência e Emergência e o Ambulatório de Dermatologia para 52 municípios das 15ª CRS e 19ª CRS.

Hospital sustentável

Com o propósito de diminuir os custos e preocupado com o meio ambiente, o HSR colocou em funcionamento, em fevereiro deste ano, uma usina fotovoltaica, aproveitando a luz solar e produzindo energia. “O projeto teve um investimento de R$ 140 mil, sendo que o recurso foi buscado no sistema Cresol a um juro de 0,97%. É um projeto de grande viabilidade, pois se paga em 4,5 anos e já tem nos proporcionado uma diminuição na conta de energia elétrica em torno de 90%”, destaca o administrador.

De acordo com o designer fotovoltaico, Marcos Roberto Bruxel, proprietário da empresa Marsol Energia e responsável pela execução do projeto, no total foram instalados 150 módulos fotovoltaicos. “A usina solar irá proporcionar um ganho ambiental de aproximadamente 183 árvores poupadas por ano. Também, a geração de energia solar irá evitar que seja emitido no ambiente quase 70 toneladas de dióxido de carbono por ano”, explica Bruxel.

Desde fevereiro deste ano, hospital conta com uma usina fotovoltaica, que já proporciona uma
diminuição na conta de energia elétrica em torno de 90%
Foto: Marsol Energia/Arquivo AU/Divulgação


Programação dos 30 anos

Em virtude da pandemia, a programação dos 30 anos do hospital necessitou ser adaptada. No sábado, 15, ocorreu uma live via Facebook do HSR, transmitida pelas rádios Integração e Missões, com o propósito de resgatar um pouco da história do Hospital Santa Rita, levar entretenimento e divulgar as demais atividades alusivas aos 30 anos.

No domingo, 23, na Igreja Nossa Senhora Medianeira, foi realizada uma missa de ação de graças, que foi  transmitida via Facebook do hospital e pela rádio Comunitária. Em seguida ocorreu a entrega de churrasco e arroz de panelão para quem adquiriu as fichas. “A atual direção, junto com a administração do HSR, quer agradecer a todos indistintamente que participaram da história dos 30 anos do hospital, seja do quadro de profissionais e das diretorias, associados, benfeitores e entidades parceiras”, finaliza Piovesan.


Jornal O Alto Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário