sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Com o aumento dos casos de coronavírus em Crissiumal, Guia Crissiumal entrevistou a Secretária de Saúde, Suelen Cocco

Entrevista foi realizada na quinta-feira


Com o avanço dos casos confirmados de coronavírus, com fins informativos, o Guia Crissiumal voltou a entrevistar nessa quinta-feira (27) a Secretária Municipal de Saúde, a enfermeira Suelen Cocco, que falou sobre o trabalho de combate à doença, o atendimento, a necessidade de isolamento e dos casos confirmados entre os profissionais da área da saúde.

Crissiumal possui 35 casos confirmados de coronavírus, 11 deles ativos e uma morte associada à doença. Uma pessoa está internada na UTI em Santo Ângelo.

Leia abaixo a entrevista:

Guia Crissiumal: Como segue combate à proliferação do coronavírus?

Suelen Cocco: Desde inicio de março viemos realizando atividades de combate ao COVI19 em nosso município, inclusive em 02/03 junto com equipe do hospital discutindo plano de contingência e medidas de higiene a serem adotadas em todo município. Como iriamos organizar os fluxos de atendimento e principalmente conscientização da população quanto aos cuidados e as medidas de higiene necessárias. A partir dai foi iniciado todo esse processo e mudanças nos ambientes de trabalhando proporcionando locais mais seguros para evitar a proliferação do vírus.

Guia Crissiumal: Como estão acontecendo os atendimentos junto ao Posto de Saúde e Hospital?

Suelen Cocco: Quanto ao atendimento as doenças respiratórias estão sendo atendidas em uma área específica separada das demais Unidades de Saúde (a tenda verde na área coberta), com equipe médica, enfermeiro e técnicos de enfermagem, onde é realizado atendimento, testagem quando necessário e medicados os pacientes. Os casos que necessitam de atendimento hospitalar são encaminhados ao HCC.

Já os atendimentos eletivos junto ao posto de saúde estão acontecendo, tentamos manter o atendimento para evitar que pessoas fiquem sem tratamento de doença pré-existente, também não fiquem sem suas receitas médicas. Porém sempre pedindo a compreensão da população de vir somente se necessário, tendo em vista evitar aglomerações junto as Unidades de Saúde, pois estes já são ambientes mais propensos à circulação de vírus e bactérias.

Guia Crissiumal: Percebemos um grande avanço da doença neste mês de agosto, o que tem a dizer sobre isso?

Suelen Cocco: Sim. Foram várias as discussões sobre quando seria o pico nas cidades de interior do estado seria para inicio de agosto, o que vem ocorrendo, acreditamos também baseado nas mudanças bruscas de temperatura, além das medidas de distanciamento que foram cansando e que a população começou a aglomerar mais.

Guia Crissiumal: Mesmo com aumento nos casos o rastreamento de todos os contatos ainda é possível?

Suelen Cocco: Realmente aumentou bastante o numero de atendimentos por dia junto a tenda das doenças respiratórias, estamos recebendo mais pacientes sintomáticos e testando mais, o que tem demandado de muito trabalho. Além disso, como já falado os trabalhos habituais das Unidades de Saúde continuam acontecendo, então a equipe está sobrecarregada, porém estamos mantendo as orientações necessárias a todos os pacientes que nos procuram, ou que são contatos que devem ser monitorados de pacientes positivos. O que acontece que nem sempre conseguimos ligar muitas vezes, pedimos aos mesmos que nos retornem se alguma necessidade ou piora do quadro. Também temos dificuldades de os cidadãos não atenderem as ligações dificultando e atrasando nosso trabalho.

Guia Crissiumal: Algum problema com pessoas que não queiram cumprir o isolamento?

Suelen Cocco: A principio os pacientes orientados a cumprir isolamento tem cumprido, alguns casos que recebemos denuncias conversamos novamente com os pacientes e pedimos este respeito. Acreditamos na consciência das pessoas em saber que para você para passar tudo bem, mesmo sendo positivo ao covid, mas você pode contaminar alguém do grupo de risco ou com imunidade baixa ocasionando um sério problema ou levando alguém à morte
.
Guia Crissiumal: Existem profissionais de saúde afastados em virtude da doença?

Suelen Cocco: Sim, existem profissionais de saúde do posto de saúde e do hospital de Crissiumal afastados por terem contraído a doença. Todos seguem as medidas estipuladas no protocolo do Ministério da Saúde, sendo testados contatos e afastando do trabalho quando necessário. Não seria diferente em nosso município conforme vimos à realidade de mundo, os profissionais de saúde que estão atendendo pacientes sintomático e assintomáticos estão mais predispostos a adquirir a doença, mesmo usando proteção, que nem sempre é eficaz. Com o aumento do numero de casos na população geral, aumenta também o numero de casos entre profissionais de saúde.

Guia Crissiumal: Qual o procedimento utilizado em relação aos testes no momento?

Suelen Cocco: Seguimos as recomendações do Ministério da Saúde, utilizamos os testes rápidos validados pelo Ministério os quais são os mais seguros, e adquirimos testes do tipo RT-PCR para utilizar nos casos onde tem critério clinico, avaliado por médico e enfermeiro. Por isso da importância de se tiver sintomas quem tem que avaliar e se necessário pedir teste são estes profissionais.

Aumentamos muito a testagem, pois aumentaram as procuras de pacientes com sintomas. Sempre que necessário é realizado teste, temos estoque e temos comprado sempre que necessário. Tranquilizamos a população que estamos trabalhando muito criteriosamente com isso, com muito cuidado e seriedade.

Guia Crissiumal: Suas considerações finais:

Suelen Cocco: Estamos passando por uma pandemia a nível de mundo, lidando com o desconhecido que até mesmo estudiosos pesquisadores e cientistas estão com dificuldades. Não temos tratamento especifico e não temos vacina. Como profissionais de saúde dedicamos nossos esforços desde o início estudando, se inteirando do assunto para poder tratar a situação da melhor maneira possível. Estruturamos nosso serviço de maneira a dar prosseguimento a tudo que conseguimos e também atender os casos de COVID. Nossos boletins são semanais, divulgamos todas as quintas-feiras, e são um somatório de todos os atendimentos, casos e exames até o momento, são dados da Secretaria de Saúde em conjunto com Hospital de Crissiumal.

Até o momento todos pacientes que precisaram de atendimento foram acolhidos, tanto no posto quanto hospital, inclusive os que precisaram de transferência foi conseguido leito de hospital e UTI mesmo fora do município. 

Acreditamos que este é o momento do pico, onde as pessoas devem redobrar os cuidados, e esperamos que logo essa situação difícil passe para que possamos retomar nossos trabalhos em especial na área de Educação em Saúde e atividades de prevenção em grupos que no momento estão tendo que fiar parados e sabemos da sua importância para saúde da população.

Reforçamos para as pessoas sigam se alimentando bem, ingerindo bastante líquidos, chás, sucos, vitaminas, manter a prática esportiva com os cuidados, utilizando alimentos e suplementos que aumentem a imunidade, conforme já divulgado pela nutricionista do posto de saúde. Importante também pegar sol, reforçando a vitamina D. Manter uso de máscara, higienização, lavagem de mãos e uso de álcool em gel, manter etiqueta respiratória. Se sintomas gripais procurar equipe de saúde e não manter contato com outras pessoas.


Fonte: Guia Crissiumal
Postado: Clécio Marcos Bender Ruver

Nenhum comentário:

Postar um comentário