segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Criança com síndrome rara se recupera na UTIP do Vida & Saúde


   Assessoria de Imprensa

A UTI Pediátrica do Hospital Vida & Saúde está tratando de um caso raro, associado à COVID-19, nos últimos dias. No sábado (22), uma menina de 1 ano e 11 meses, natural de Tenente Portela, deu entrada na UTIP – referência para o tratamento de COVID -  com esforço respiratório e comprometimento de múltiplos órgãos, e constatou-se que se tratava de uma Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica. De acordo com os dados da Secretaria Estadual da Saúde, este é o quarto caso registrado no Rio Grande do Sul.

A partir de sua internação, a menina teve seu quadro agravado, com o comprometimento de todos os órgãos. A pediatra Paula Ministério conta que a menina testou positivo para a COVID-19 e, pelos desdobramentos observados, houve uma complicação imunológica. “É um caso muito raro, geralmente as crianças que não têm comorbidades, sequer desenvolvem sintomas da COVID”, explica a médica.

De acordo com a equipe da UTIP, a entubação logo no momento da internação foi fundamental para a recuperação da menina. As profissionais contam que após a piora do quadro nos primeiros dias, ela foi recuperando o funcionamento dos órgãos ao longo da semana, sendo removida a ventilação mecânica, na quinta-feira (27).

Após uma semana de internação, a pequena já respira sem a ajuda de aparelhos, e teve motivos para comemorar: na última sexta-feira (28), ela completou dois anos, e ao lado do pai – que também já teve COVID-19 e a acompanha em isolamento na UTIP - pôde comemorar o quadro de melhora. Ainda em isolamento, a pequena teve o quarto decorado por balões, em uma ação da equipe do Hospital, que teve direito a “Parabéns pra você”.

Além da celebração do aniversário, a melhora do quadro da menina é sinônimo de muita comemoração entre os profissionais do HVS, já que alguns casos registrados em outras regiões do país evoluíram para quadros mais graves e até, para óbito. Se alimentando por sonda, a pequena ainda está com COVID e está prestes a terminar o tratamento com antibióticos, mas já conta com o funcionamento renal e está se recuperando plenamente dos demais comprometimentos. Segundo a Dra. Paula Ministério, a previsão é de que a menina tenha alta em uma semana.



Fonte: Jéssica Ribeiro/Assessoria de Comunicação do Hospital Vida & Saúde
Paulo Marques Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário