segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Colisão traseira deixa três pessoas feridas na RS 342 em Três de Maio


   Paulo Marques Notícias

Três pessoas ficaram feridas depois de se envolverem em um acidente de trânsito na manhã desta segunda-feira (30), na RS 342 em Três de Maio. O acidente ocorreu por volta das 8h45min, no quebra-molas localizado no bairro Carolina.

De acordo com informações obtidas no local do acidente, uma mulher conduzia um VW Jetta com placas de Três de Maio, no sentido trevo da Pica-Pau/bairro Carolina, e no momento que reduziu a velocidade para cruzar pelo quebra-molas, teve o veículo atingido na traseira por um VW Gol que seguia logo atrás.

O Gol com placas de Santa Rosa, era conduzido por uma mulher e tinha na carona uma mulher e um homem. Os três foram socorridos por equipes do Corpo de Bombeiros e Samu, e encaminhado para a emergência do Hospital São Vicente de Paulo.

A Brigada Militar prestou os primeiros atendimentos orientou o trânsito no local. O Grupo Rodoviário de Santa Rosa foi acionado para registrar o acidente.




Fonte e Fotos: Paulo Marques Notícias

Aposentadoria tem novo cálculo a partir de hoje

Regra exige um ano a mais para homens e mulheres

Pedido de aposentadoria pode ser solicitado pelo número 135 ou pelo site do INSS | Foto: Agência Brasil / CP
   Pedido de aposentadoria pode ser solicitado pelo número 135 ou pelo site do INSS
   Foto: Agência Brasil / CP

O cálculo das aposentadorias por tempo de contribuição mudou hoje (31), quando foi acionada uma regra implementada por lei em 2015. A regra exige um ano a mais para homens e mulheres se aposentarem. A atual fórmula, conhecida como 85/95, vai aumentar um ponto e se tornar 86/96.

De acordo com a fórmula 85/95, a soma da idade e do tempo de contribuição era de 85 anos para mulheres e 95 para homens. O tempo de trabalho das mulheres era de 30 anos e o dos homens, de 35 anos. Isso significa, por exemplo, que uma mulher que tenha trabalhado por 30 anos, precisaria ter pelo menos 55 anos para se aposentar.

A partir de hoje, para se aposentar com o tempo mínimo de contribuição, ela deverá ter 56 anos. A mesma soma precisará alcançar 86 e 96. A fórmula será aumentada gradualmente até 2026.

O pedido de aposentadoria pode ser solicitado pelo número 135 ou pelo site do INSS.

Fórmula

A regra de aposentadoria é fixada pela Lei 13.183/2015. Nos próximos anos, a soma voltará a aumentar, sempre em um ano. A partir de 31 de dezembro de 2020, passará a ser 87/97; de 31 de dezembro de 2022, 88/98; de 31 de dezembro de 2024, 89/99; e, em 31 de dezembro de 2026 chegará à soma final de 90/100.

Além de se aposentar por essa regra, os trabalhadores podem atualmente se aposentar apenas por tempo mínimo de contribuição: 35 anos para os homens e 30 anos para as mulheres, independente da idade. Nesses casos, no entanto, poderá ser aplicado o chamado fator previdenciário que, na prática, reduz o valor da aposentadoria de quem se aposenta cedo.


Agência Brasil
Correio do Povo

Temer desiste de editar indulto de Natal em 2018

Será a primeira vez desde a redemocratização que um presidente não assinará o decreto

Temer desiste de editar indulto de Natal em 2018 | Foto: Marcos Corrêa / PR / CP
   Temer desiste de editar indulto de Natal em 2018 | Foto: Marcos Corrêa / PR / CP

O presidente Michel Temer desistiu de editar neste ano o decreto do indulto de Natal, que concede perdão a presos condenados a determinados crimes não violentos. A decisão ocorre após o Supremo Tribunal Federal (STF) encerrar o ano sem finalizar o julgamento sobre a validade do indulto natalino assinado por ele no ano passado. As regras do ano passado foram suspensas após o presidente reduzir as restrições e incluir condenados por corrupção entre os beneficiados.

É a primeira vez desde a redemocratização que o decreto não será editado. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo apurou, Temer já tinha em mãos a proposta do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), ligado ao Ministério da Justiça e responsável por elaborar as regras para o indulto a cada ano. O documento previa endurecer as condições para um condenado obter o perdão da pena e incorporava restrições impostas em decisão liminar do ministro do STF Luís Roberto Barroso, como o veto do indulto a condenados por corrupção.

Além de vedar o benefício a condenados por corrupção, havia a previsão de que o perdão só poderia ser concedido a quem tivesse cumprido um terço da pena e sob a condição de a condenação não ser superior a oito anos. O texto também ampliava a lista de crimes pelos quais não poderia haver o indulto, como os cometidos contra agentes de segurança, estupro de vulnerável e homicídio culposo em acidentes de trânsito. Temer, no entanto, poderia alterar o texto proposto pelo conselho.

"A Constituição confere ao Presidente a autoridade para conceder indulto quando ele considerar oportuno. Ele não é obrigado a faze-lo", afirmou o presidente do CNPCP, desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo César Mecchi Morales.

STF

No fim de novembro, o STF formou maioria para derrubar a liminar e manter o indulto de Temer de 2017, que admitia o perdão a condenados por crimes sem violência - como corrupção - que tivessem cumprido um quinto da pena até 25 de dezembro de 2017, ponto contestado pela Procuradoria-Geral da República e suspenso por Barroso.

"O presidente não quis confrontar o Supremo neste momento. Ele preferiu se resguardar, não quis tripudiar em cima de nenhuma decisão de ministro", afirmou o vice-líder do governo na Câmara, deputado Beto Mansur (PRB-SP). Para ele, o Supremo formou maioria no entendimento de que o presidente pode até se desgastar politicamente, mas não pode ser impedido de fazer algo que é prerrogativa sua definida pela Constituição, como o indulto de Natal.

Previsto na Constituição da República, o indulto natalino foi criticado por mais de uma vez pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro, que já prometeu não conceder o benefício em seu governo.


ESTADÃO conteúdo
Correio do Povo

Crime ambiental é registrado em Coronel Bicaco


CRIME AMBIENTAL É REGISTRADO EM CORONEL BICACO

No sábado (29/12) foi constado na propriedade rural do senhor Claiton Luiz Ferreira na Esquina São João no interior de Coronel Bicaco.

Segundo o filho do proprietário, que ao retornarem a propriedade na tarde deste sábado (29/12) se depararam com uma enorme quantidade de peixes mortos e presume-se que seja em virtude de veneno que foi jogado nas águas de um riacho que abastece o açude.

A quantidade de peixe morto é tão grande que vai será necessário o uso de uma máquina retroescavadeira para abrir uma vala para enterrar todos os peixes mortos.

As autoridades ambientais irão investigar o caso.




Fonte: Observador Regional

domingo, 30 de dezembro de 2018

Morador de Tiradentes do Sul morreu em balneário de Esperança do Sul



Vilson José Klar, 60 anos, morador de Esquina Salãozinho Tiradentes do Sul morreu enquanto se banhava nas águas do Rio São Francisco, na tarde deste sábado (29) no interior de Esperança do Sul.

O incidente ocorreu por volta das 16h40min, em um balneário, junto ao lajeado São Francisco, quando o homem acabou mergulhando em um local conhecido como “três poços”, e não voltou mais à superfície com vida. Suspeita-se de que ele tenha passado mal.

Os bombeiros retiraram o corpo do rio, sendo o mesmo encaminhado para necropsia em Palmeira das Missões e deverá ser velado neste domingo.


Fonte: TIRSUL

Futura ministra de Bolsonaro relata ameaças nas redes sociais

Equipe de comunicação de Damares Alves está agora rastreando as mensagens que ela recebeu nas redes sociais

Damares disse ainda não estar assustada | Foto: Rafael Carvalho / Governo de Transição / Divulgação / CP
   Damares disse ainda não estar assustada | Foto: Rafael Carvalho / Governo de Transição / Divulgação / CP

A futura ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, disse neste sábado que vem sofrendo ameaças nas redes sociais há uma semana e que está conversando com a Polícia Federal. Segundo contou a futura ministra, as ameaças começaram em sua página do Facebook e por mensagens de WhatsApp, mas ela diz não ter levado a sério, porque achou que era uma forma de "deboche", mas ficou mais preocupada após saber que se trata do mesmo grupo que ameaçou o presidente eleito Jair Bolsonaro.

"Os recadinhos que eu recebi são de formas de como matar a ministra. Inclusive, eu não sabia que podia morrer de diversas formas. Algumas até muito criativas e divertidas. Mas como é por Facebook (as ameaças), a gente acaba acreditando que é mais deboche que ameaça, né. Até que hoje a imprensa publica que eu sou alvo. Estava achando que era brincadeira de mau gosto, eu subestimei mesmo", afirmou. A futura ministra disse ainda não estar assustada, porque "quem protege criança do crime é alvo (do crime organizado)".

A equipe de comunicação de Damares está agora rastreando as mensagens que ela recebeu nas redes sociais. No último dia 27, a PF abriu um inquérito para investigar uma suposta ameaça ao presidente eleito na posse, marcada para a próxima terça-feira. A autoria é do mesmo grupo que agora ameaça Damares, um que se define como terrorista e reivindicou ter colocado uma bomba em uma igreja em Brazlândia, região administrativa do Distrito Federal, na madrugada de Natal, sem sucesso - o artefato explosivo foi desarmado pela Polícia Militar.


ESTADÃO conteúdo
Correio do Povo

sábado, 29 de dezembro de 2018

Polícia egípcia mata 40 terroristas após ataque a turistas em Gizé

Ministério do Interior não vinculou operação com atentado contra ônibus ocorrido na sexta-feira

Autoria do ataque próximo às piramides não foi reivindicado por nenhum grupo | Foto: Mohamed el-Shahed / AFP / CP Memória
   Autoria do ataque próximo às piramides não foi reivindicado por nenhum grupo
   Foto: Mohamed el-Shahed / AFP / CP Memória


Forças de segurança egípcias mataram neste sábado 40 terroristas durante várias operações no Egito, um dia após o ataque a um ônibus turístico vietnamita perto do Cairo, informou o Ministério do Interior. Três turistas vietnamitas foram mortos na sexta-feira pela explosão de uma bomba caseira na passagem do ônibus em que viajavam perto do local das Pirâmides de Gizé, nos arredores do Cairo.

O guia egípcio também morreu em conseqüência das feridas sofridas no ataque. As operações foram dirigidas contra supostos combatentes jihadistas em Gizé, onde o ataque ocorreu, e no norte do Sinai (leste), de acordo com o ministério. "Quarenta terroristas morreram em operações de segurança, 30 na região de Gizé e 10 no norte do Sinai", segundo a mesma fonte. "Eles planejaram uma série de ataques contra o setor turístico, locais de culto cristão e forças de segurança", acrescentou.

O ministério não vinculou essas operações policiais com o ataque na sexta-feira - que não foi reivindicado -, mas uma fonte de segurança disse que elas foram realizados no sábado bem cedo, portanto, após o ataque. Este ataque foi o primeiro contra turistas no Egito desde julho de 2017. O setor turístico egípcio foi muito afetado pela instabilidade política e pelos ataques de movimentos extremistas, como o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), após a revolução de 2011.


AFP
Correio do Povo

Braga: Arruaceiros efetuam disparos de arma de fogo durante a madrugada


BRAGA: ARRUACEIROS EFETUAM DISPAROS DE ARMA DE FOGO DURANTE A MADRUGADA

Por volta das 5 horas da madrugada deste sábado (29/12) um bando de arruaceiros em um veículo o qual não foi identificado, provocaram badernas no centro e nos bairros da cidade.

Os elementos além de andar em alta velocidade, fazendo “cavalo de pau”, por onde passavam efetuavam disparos de arma de fogo. Foram oito disparos no total em diversos pontos da cidade.

A população ordeira e trabalhadora de Braga está revoltada não só pelo perigo que estas pessoas levaram aos munícipes, mas também pelo medo que passaram ao serem despertadas na madrugada com disparos de arma de fogo.

Os órgãos de segurança com certeza realizarão investigações através de imagens de vídeo monitoramento que diversas residências possuem para que estes marginais sejam identificados.


Fonte: Observador Regional

Frederico Westphalen: Referência em cirurgia geral do HDP começa a funcionar em janeiro

Hospital atenderá de forma regional e pelo SUS

   Contrato foi assinado no fim de novembro - Arquivo Folha

O contrato assinado entre Hospital Divina Providência (HDP) e Estado para implantação do ambulatório de cirurgia geral com atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS), no dia 29 de novembro, vai começar a funcionar no dia 2 de janeiro de 2019.



De acordo com o coordenador regional da Saúde, Fernando Panosso, da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde (19ª CRS), serão ofertadas no mínimo 240 consultas e 30 cirurgias. “O hospital irá receber R$ 53,4 mil mais a produção, será um incremento de recurso, mas também uma responsabilidade do hospital de cumprir as metas. Se não for cumprida, o HDP corre o risco de em vez de receber, ter que pagar”, explicou.

As consultas serão agendadas para as segundas e quartas-feiras no turno da tarde e nas quintas-feiras de manhã. “Reforçamos os gestores e também a comunidade que são procedimentos eletivos, ou seja, serão atendidos pacientes com agendamento prévio, atendendo boa parte da demanda de cirurgias dos municípios da regional. Outra coisa que é importante destacar é para que os pacientes não faltem às consultas e procedimentos”, comentou a diretora do hospital, Roselei Enderle.

Ainda de acordo com Roselei, será ofertado dentro do ambulatório um teto pré-contratualizado de exames como os de sangue, ultrassonografias e eletros em casos específicos com indicação do médico.


Publicado por: Heloise Santi
Folha do Noroeste

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Brigada Militar e Receita Federal apreendem 50kg de cocaína e prendem traficante em Santa Rosa

Esta foi a maior apreensão da droga no ano na região


   Brigada Militar/Divulgação

Uma ação conjunta da Brigada Militar e Receita Federal, resultou na maior apreensão de cocaína na região neste ano de 2018. Um homem foi preso transportando 50kg da droga.

Por volta das 11h desta sexta-feira (28), os policiais abordaram uma caminhonete Ford F 250 no trevo do “Porco”, entroncamento da BR 472 com a RS 344, o veículo era conduzido no sentido Santo Cristo-santa Rosa. Depois que o motorista entrou em controvérsia sobre o seu itinerário, foi solicitado o uso da cachorra “Mali” do canil do 4º BPAF para fazer a vistoria através do faro.

Após a confirmação do cachorro os policiais procederam a busca minuciosa e lograram êxito em encontrar 45 tijolos de cocaína, pesando cerca de 50kg da droga. A droga estava escondida embaixo do veículo, entre a carroceria e o tanque de combustível.

O homem foi preso e junto com a droga e a caminhonete foi apresentado na Polícia Federal.





Fonte: Paulo Marques Notícias
Brigada Militar/Divulgação

Governo federal divulga lista com feriados e pontos facultativos em 2019

Ministério do Planejamento publicou uma portaria no Diário Oficial da União

Governo federal divulga lista com feriados e pontos facultativos em 2019 | Foto: Guilherme Testa / CP Memória
   Governo federal divulga lista com feriados e pontos facultativos em 2019 | Foto: Guilherme Testa / CP Memória

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão divulgou nesta sexta-feira os dias de feriados nacionais e definiu as datas de ponto facultativo no Brasil em 2019. O órgão publicou uma portaria no Diário Oficial da União com a lista de 16 eventos na esfera da administração federal.

No próximo ano, quatro feriados vão cair no fim de semana: Tiradentes (domingo), Independência (sábado), Dia de Nossa Senhora da Aparecida (sábado) e Finados (sábado). Aqueles declarados em lei estadual ou municipal serão observados pelas repartições da Administração Pública federal direta, nas respectivas localidades, e não constam na lista.

Confira os feriados:

1º de janeiro: Confraternização Universal
19 de abril: Paixão de Cristo
21 de abril: Tiradentes
1º de maio: Dia Mundial do Trabalho
7 de setembro: Independência do Brasil
12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida
2 de novembro; Finados
15 de novembro: Proclamação da República
25 de dezembro: Natal

Confira as datas de ponto facultativo

04 de março: Carnaval
05 de março: Carnaval
06 de março: quarta-feira de cinzas (até as 14 horas)
20 de junho: Corpus Christi
28 de outubro: Dia do Servidor Público
24 de dezembro: véspera de Natal
31 de dezembro: véspera de Ano Novo.


Correio do Povo

Veículo pega fogo após saída de pista na ERS 324 em Planalto



Na noite desta quinta-feira, 27, um acidente de trânsito deixou dois feridos na ERS 324 em Planalto.  O acidente ocorreu por volta das 21 horas no quilometro 28 da rodovia. Um veículo Golf que trafegava sentido Planalto/Ametista do Sul saiu da pista e pegou fogo. Um caminhão pipa foi utilizado para controlar o fogo.

De acordo com a Brigada Militar, o Samu prestou atendimento e encaminhou as vítimas, dois jovens de 21 e 23 anos, ao Hospital Nossa Senhora Medianeira. Antes do Samu chegar ao local, populares teriam retirado as vítimas de dentro do  carro em chamas. Devido aos ferimentos, o jovem de 21 anos foi transferido para o Hospital de Passo Fundo.

A PRE não compareceu no local pois estava atendendo outra ocorrência. A Brigada Militar orientou o trânsito.


In Foco RS

Colisão entre carreta e caminhonete deixa dois mortos na ERS 135, entre Erechim e Getúlio Vargas


   Foto: Au Online

Um casal morreu em um acidente de trânsito no início da noite de quinta-feira (27), na ERS 135. O caso aconteceu no trecho entre Getúlio Vargas e Erechim, entre o trevo de Capo-Erê e a Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS).

Élio Arnold e Elizandra Pavan trafegavam em um Ford Ecosport, com placas de Ipiranga do Sul, por volta das 20h. Por motivos desconhecidos, o veículo colidiu frontalmente em uma carreta com placas de Paverama, que seguia no sentido oposto.

As vítimas, que moravam em Estação, morreram na hora. Durante o atendimento da ocorrência, a informação era a de que haveria três pessoas na Ecosport, o que não se confirmou após o trabalho do Instituto-Geral de Perícias (IGP).

Um terceiro veículo, com placas Getúlio Vargas, também se envolveu no acidente, saiu da pista, mas o condutor não se feriu.

As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil.

*Notícia atualizada às 8h30 do dia 28 de dezembro de 2018


Fonte: Portal Diário da Manhã

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Coronel Bicaco: Criança é atropelada por moto e condutor foge sem prestar socorro


No final da tarde desta quinta-feira (27/12) uma criança de 07 anos foi atropelada por uma motocicleta na Avenida Presidente Vargas, próximo ao Detran em Coronel Bicaco.

Segundo informações o motoqueiro e a moto não foram identificados, pois após atropelar a criança fugiu sem prestar socorro.

A vítima foi socorrida e levada até o Hospital de Coronel Bicaco onde recebeu os primeiros socorros e logo após transferida para o Hospital Santo Antônio de Tenente Portela, informações são de que a criança sofreu escoriações principalmente no rosto.


Fonte: Observador Regional

Três Passos: Brigada Militar prende em flagrante suspeito de tentativa de estupro



Por volta das 15h40min desta quinta-feira (27/12) a Brigada Militar prendeu um homem suspeito de tentar estuprar a própria sobrinha na cidade de Três Passos.

Segundo informações da polícia o fato aconteceu no Bairro Santa Inês, quando a vítima de 14 anos conseguiu fugir do agressor e pedir ajuda. A Brigada Militar foi acionada e localizou o elemento às margens da BR 468.

O suspeito tem 37 anos e seria foragido do sistema penitenciário.

A ocorrência ainda está em andamento na Delegacia de Polícia de Três Passos.


Fonte: Observador Regional

Veículo furtado em Independência é localizado incendiado no interior do município

A polícia investiga a ligação do furto do veículo com o furto/arrombamento que ocorreu nas Lojas Holz de Independência na madrugada desta quinta-feira

   Polícia Civil/Divulgação

Um automóvel VW Santana que foi furtado na noite desta quarta-feira (26) no município de Independência, foi localizado incendiado na manhã de hoje.

Por volta das 9h a Brigada Militar foi informada que na localidade de Rincão Cabral um veículo estava em chamas, e que indivíduos saíram correndo em direção a um mato. A guarnição foi até o local, onde constatou se tratar do Santana de placas IHB 1685, que havia sido furtado na noite anterior da frente da residência do proprietário onde estava estacionado.

O veículo totalmente destruído pelo sinistro, foi removido até a Delegacia de Polícia de Independência, e posteriormente foi recolhido junto ao pátio do guincho SOS Master em Três de Maio.

A polícia investiga a ligação do furto do veículo com o furto/arrombamento que ocorreu nas Lojas Holz de Independência na madrugada desta quinta-feira. Na ação, o ladrão utilizou um veículo para estourar a porta do prédio.


Fonte: Paulo Marques Notícias

Criança de 11 anos engravida após ser estuprada pelo tio


Nenhum texto alternativo automático disponível.

Na tarde de quarta-feira (26), por volta das 18h30min deu entrada no hospital São Lucas de Pato Branco, uma criança de 11 anos acompanhada pela mãe relatando que estava com dores, durante o atendimento foi constatado que ela estava grávida de aproximadamente 11 semanas e que o feto já estaria morto.

Segundo informações a família estava sabendo da situação desde o dia 19 de dezembro quando a criança sentindo dores foi atendida no posto de saúde de Vitorino, os familiares não deram sequência nos encaminhamentos e nem procurou as autoridades policiais para relatar os fatos, sendo assim o problema acabou evoluindo e na tarde de ontem foi conduzida a casa hospitalar de Pato Branco.

Questionada ela relatou que era vítima de estupro desde os 09 anos e o autor seria o tio de 39 anos morador do interior de Novo Horizonte/SC, cidade próxima de São Lourenço/SC. Diante da situação foi solicitada a PM para acompanhar o fato, no local foi realizado os procedimentos de praxe e registrado o boletim de ocorrência.


Fonte: Pato Branco Alerta.

Brigada Militar prende em Tenente Portela foragido de Santa Catarina


   Foto: Whatsapp

Foi preso nesta quinta-feira, 27 de dezembro, um homem foragido do sistema prisional de Santa Catarina. Segundo o que o site Portela Online apurou, o foragido foi preso pela Brigada Militar depois de receber a informação de que o individuo havia sofrido um acidente de carro próximo a Gruta da Santa e se escondido num matagal.

O homem foi preso após militares organizarem uma campana e aguardarem o mesmo sair do mata. Ele foi levado para a Delegacia de Polícia e posteriormente recolhido pela polícia catarinense.

Não há informações sobre quais crimes o homem é condenado, apenas que era foragido do estado vizinho.


Fonte: Portela Online