quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Matthew causa destruição de cidade no sul do Haiti

Cerca de 80% dos edifícios de Jérémie foram arrasados

Matthew causa destruição completa em Jérémie, sul do Haiti  | Foto: AFP / CP
   Matthew causa destruição completa em Jérémie, sul do Haiti | Foto: AFP / CP

Cerca de 80% das construções em Jérémie, capital do departamento (estado) meridional de Grande Anse, no Haiti, de 30.000 habitantes, foram arrasadas na passagem do furacão Matthew, denunciou a ONG CARE em sua conta no Twitter.
"Jérémie, a capital do departamento meridional de Grande Anse, ficou completamente destruída. Cerca de 80% de seus edifícios foram arrasados. Todas as linhas telefônicas e elétricas estão cortadas. As pessoas em breve ficarão sem alimentos e dinheiro", afirmou Jean-Michel Vigreux, diretor da CARE no Haiti, citado no tuíte.

Uma jornalista da AFP constatou que a tempestade levou o teto da catedral de Les Cayes, a terceira cidade do país, situada na costa sudoeste. 

Os edifícios do centro, construídos com cimento, resistiram muito bem, mas o bairro de Croix-Marche à Terre foi devastado. Muitas árvores - coqueiros, na maioria - foram derrubadas sobre dezenas de casas que, com telhados feitos de chapa de metal, não resistiram. Além disso, plantações de bananas e mangas foram totalmente destruídas, acrescentou a jornalista.

Pelo menos 108 pessoas morreram no Haiti pelos efeitos do furacão Matthew, que subiu para a categoria 4 e se aproximava dos Estados Unidos. O ministro do Interior haitiano, François Anick Joseph, confirmou o número de vítimas nesta quinta por telefone.

Só no município de Roche-à-Bateau, no sul do Haiti, houve "ao menos 50 mortos", informou o deputado Ostin Pierre-Louis do departamento do sul. "Toda o litoral sul do Haiti, da cidade de Les Cayes até Tiburon, está devastado", acrescentou.


AFP
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário