sábado, 29 de outubro de 2016

Ibama fecha as portas em Passo Fundo no final do ano


Mesmo com mobilização do Ministério Público, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e grupos ecológicos, a Base Avançada do Ibama em Passo Fundo suspenderá as atividades até o início de janeiro.

A decisão, foi publicada no Diário Oficial ainda em setembro. Mais 13 unidades serão desativadas em todo país.

O chefe do Ibama em Passo Fundo, Flabeano Castro, explica que a decisão pode der revertida até o dia 31 de dezembro, mas dependerá de articulação política dos deputados federais, representantes da região, junto ao Ministério do Meio Ambiente.

Castro informou que os parlamentares receberam os documentos relativos aos fechamento da base, assim como abaixo-assinado dos passo-fundenses. Os quatro servidores da base avançada deverão ser transferidos para outras unidades.

Com o fechamento, as competências que eram exclusivas do Ibama, como tráfico de fauna através dos correios e crimes em área indígenas vão ser repassadas à Delegacia de Polícia Federal de Passo Fundo.

Já os serviços de licenciamento realizados junto às empresas utilizadoras de matéria-prima, deverão acontecer em outros órgão federais. Esse tipo de serviço representa 80% das atribuições atuais do Ibama. Em muitos casos, as empresas terão que se deslocar para outras cidades para o atendimento.

Castro explica que, a partir de janeiro de 2017, os 159 municípios que são de competência do Ibama em Passo Fundo provavelmente serão atendidos por Santa Maria, Chapecó e Porto Alegre. 


Fonte: Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário