domingo, 28 de junho de 2015

Sobem para 524 os feridos após pó colorido incendiar num show em Taiwan

Testemunhas relataram "cenas de inferno" com pessoas em chamas correndo aterrorizadas

Testemunhas relataram
   Testemunhas relataram "cenas de inferno" com pessoas em chamas correndo aterrorizadas | Foto: AFP/CP

Pelo menos 524 jovens ficaram feridos no sábado, 184 deles gravemente, em um parque aquático em Taiwan. As vítimas estavam sob uma chuva de pó colorido que acabou se incendiando e gerou um "inferno de fogo", segundo testemunhas. A explosão aconteceu quando milhares de pessoas, a maioria jovens estudantes, assistiam a um show no parque aquático Formosa Fun Coast, nos arredores da capital Taipei.

Um vídeo do jornal Apple Daily mostra a multidão dançando ao som da música coberta por uma nuvem de pó colorido que logo se transformou numa bola de fogo, fazendo com que várias pessoas ficassem cobertas pelas chamas. As vítimas aterrorizadas fugiram em todas as direções. Muitos estavam vestidos apenas com trajes de banho ou roupas leves, o que agravou as queimaduras.

"Havia sangue por toda parte, até mesmo na piscina, onde muitos dos feridos se jogaram para aliviar a dor", de acordo com o testemunho de um jovem. "Vi muitas pessoas perderem a pele", contou a namorada do rapaz, ainda abalada.

O balanço contabiliza as pessoas que foram ao hospital por conta própria ou que foram transferidas por outros visitantes do parque. O parque aquático emitiu neste domingo um comunicado em que expressa sua "profunda tristeza" pelo ocorrido e sua disposição a cooperar com a investigação. A diretora do parque, Chen Hui-ying, disse que "nunca imaginou que a pulverização corante pudesse ser perigosa".

"Achamos que o incêndio foi causado pela pulverização do pó, que pode ter queimado a partir do calor das luzes do palco", disse um porta-voz do corpo de bombeiros em Taipei. A polícia prendeu o organizador do evento, Lu Chung-chi e outros quatro funcionários. "Eles serão investigados por crimes contra a segurança pública e por violação negligente de uma obrigação que causou ferimentos graves", explicou o porta-voz da polícia Yen Po-ren.


Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário