quarta-feira, 24 de junho de 2015

Hemocentro de Cruz Alta fecha e deixa de atender treze municípios

Gastos na instituição chegam a R$ 170 mil por mês


A crise financeira agrava a situação da saúde no Rio Grande do Sul. Em Cruz Alta, o hemocentro que atendia 13 municípios fechou as portas. A prefeitura, que administra o local desde que começou a funcionar, há 10 anos, diz não ter como bancar as despesas que chegam a R$ 170 mil por mês.

 

"Com todas as obrigações que tem em cima do município e as omissões do governo do Estado, não nos resta outra alternativa a não ser devolver o serviço ao governo do Estado", disse o prefeito de Cruz Alta, Juliano da Silva.

 

A Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS), responsável pelos hemocentros do estado, solicitou uma reunião com a prefeitura e o Ministério Público (MP) para tratar do assunto. "Agora com as dificuldades da prefeitura, nós fizemos uma proposta ao prefeito. O Estado, a FEPPS, vai ressarcir toda a folha de pessoal, nós vamos pagar combustível, telefone, luz e água, e os funcionários continuam dentro do hemocentro.

 

Intempestivamente, ontem o prefeito resolveu fechar. Nós agora ficamos sem alternativa ", diz a diretora da fundação, Neusa Kempfer.

 

A coleta de sangue no hemocentro já parou. Ainda há algum movimento no local, devido ao repasse do estoque a hospitais da região. Com o fechamento da unidade, os municípios próximos a Cruz Alta terão de buscar sangue outros centros.

 

"Num eventual caso de uma necessidade mais específica de um grande volume de sangue, pode ser que a gente venha a ter uma dificuldade em termos de tempo de aquisição deste sangue até trazer para os hospitais daqui", disse o diretor administrativo do hospital da cidade, Fernando Pedroso.


Fonte: G1

Portal Cruz Alta Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário