quinta-feira, 25 de junho de 2015

Morre aos 80 anos o folclorista Nico Fagundes


Nico Fagundes permanecia internado há mais de um mês. Foto: Página do Gaúcho
Nico Fagundes permanecia internado há mais de um mês.
Foto: Página do Gaúcho

Morreu na noite desta quarta-feira, em Porto Alegre, o poeta, advogado e apresentador nativista Antonio Augusto Fagundes, conhecido como Nico Fagundes. Ele tinha 80 anos e permanecia, há mais de um mês, internado na UTI do Hospital Ernesto Dornelles. O diagnóstico não foi detalhado, a pedido da família, mas o folclorista tinha diversos órgãos comprometidos, como o coração. O velório ocorre, das 8h às 17h desta quinta-feira, no Palácio Piratini.

Nico Fagundes ficou conhecido por apresentar o programa Galpão Crioulo, da RBS TV, durante mais de 30 anos, até 2012, quando a atração passou a ter, no comando, o sobrinho, Neto Fagundes. Ele também era um estudioso de costumes gauchescos como culinárias, vestimentas e cultura.

Em 2010, o cantor chegou a ficar em coma induzido para tratar de uma infecção causada por uma bactéria. Formado em Direito, História e Antropologia, Nico é o autor da música Canto Alegretense, composta em homenagem à cidade onde nasceu e notabilizada como uma espécie de hino extraoficial do Rio Grande do Sul.

Perto das 22h30min, o governador José Ivo Sartori emitiu nota de pesar: ”O Rio Grande do Sul perde Nico Fagundes, um grande amigo, que muito contribuiu para a cultura gaúcha e com a preservação das tradições. Nico parte, mas seu legado permanece para a presente e as futuras gerações. Nossos sentimentos aos familiares”, escreveu.


Fonte: Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário