quarta-feira, 24 de junho de 2015

Índios queimam roupas recebidas em doações feitas pela comunidade passo-fundense

Para as próximas doações a SEMCAS planeja combinar com a FUNAI uma forma de evitar o desperdício

   Créditos: Lucas Cidade - Rádio Uirapuru

A notícia de que índios queimaram roupas em condições de uso, recebidas através de campanhas de doação para o inverno, na tarde desta quarta-feira (24), revoltou a população. Tão logo a Uirapuru recebeu a denúncia, a unidade móvel da emissora foi até o local onde famílias  indígenas estão vivendo, no antigo prédio da CEASA, próximo da EFRICA.

Lá o repórter Lucas Cidade constatou a veracidade do fato, onde uma montanha de roupas era queimada, a céu aberto. Os índios não permitiam a aproximação da reportagem.

Acionado pela Uirapuru, o secretário de Cidadania e Assistência Social, Saul Spinelli, informou que foi montada uma força tarefa para receber estes índios na SEMCAS, ainda esta semana, onde as peças de roupas doadas pela comunidade e recolhidas com o auxílio da Defesa Civil, foram repassadas.

Ele destacou o esforço de todos e a boa vontade da população em doar. Conforme registra, os bons pagam pelos maus, pois certamente para muitas pessoas elas farão falta. Ele cobrou da FUNAI uma assistência. Ressaltando que uma equipe da SEMCAS iria até o local.

Em comunicado a Defesa Civil de Passo Fundo esclareceu que apenas realiza o trabalho de coleta, trazendo as doações para os municípios. Sendo do Executivo a responsabilidade e a gerência das peças. Algumas pessoas que doaram foram até o local para ver de perto a falta de respeito com as doações. Um ouvinte relatou que foi ameaçado quando tentou chegar perto do grupo que queimava as roupas e revoltado, cobrou das autoridades uma providência.

A coordenadora de Proteção Básica, da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, Carine Silveira, revelou que foi preciso de reforço policial para chegar ao local e averiguar que roupas foram queimadas.

Ela disse que  em conversa com os líderes do grupo, foi informada de que as roupas queimadas são sobras, inutilizadas, devido ao mau estado, sendo que muitas foram doadas por voluntários. Os índios garantiram que não são roupas doadas pela SEMCAS, mas o volume do material denuncia que algo está errado.

O repórter Lucas Cidade flagrou peças, aparentemente, boas que poderiam ser usadas por outras pessoas. Ela explicou que a cultura deles prega o descarte do que não é bom através da queima. Para as próximas doações a SEMCAS planeja combinar com a FUNAI uma forma de evitar o desperdício.







Fonte: Rádio Uirapuru | Passo Fundo
Fotos: Lucas Cidade - Rádio Uirapuru

Nenhum comentário:

Postar um comentário