sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

RS terá influência de ciclone subtropical nesta sexta-feira

Estado terá formação de nuvens e chuva, com alternância de períodos de sol

Ciclone subtropical no Atlântico influencia o tempo nesta sexta-feira no Rio Grande do Sul. Devido à circulação de umidade ciclônica, nuvens vão se formar com chuva isolada na Metade Leste do Estado. Haverá alternância de sol, nuvens e chuva, como nesta quinta-feira na Capital. 

Em pontos localizados a chuva até será forte e mesmo granizo muito isolado não é afastado. No Oeste e no Noroeste há infiltração de ar mais seco e o sol predomina. O amanhecer é agradável e a tarde um pouco quente. O vento sopra predominantemente fraco, mas será moderado em alguns momentos no Leste gaúcho. 

As mínimas rondam 15°C em São José dos Ausentes e 16°C em Passo Fundo. As máximas, por sua vez, podem chegar a 32°C em Santa Rosa e Uruguaiana. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 20°C e 30°C.

Ciclone subtropical, na análise da MetSul, atua em alto mar e a uma grande distância da costa na altura dos litorais do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Se a Marinha designar o ciclone como tempestade subtropical, será batizado de Bapo, seguindo o padrão de palavras tupi-guarani. 

Ciclones subtropicais (centro quente em superfície e frio em altura) e tropicais (centro quente), por serem menos comuns, têm nomes no Brasil e no Atlântico Norte. Os extratropicais (centro frio), bastante comuns, não têm atribuição de nomenclatura. 

Esta tempestade, por passar longe da costa, não deve ter maior impacto no continente. O vento até aumenta, mas os dados não indicam que será intenso em nosso litoral. Já o mar deve ficar agitado na orla com muito repuxo e chance de ressaca. Em alto mar, distante da faixa costeira, pelo vento muito intenso, a navegação será perigosa. 

Podem ocorrer trombas d’água (tornados) sobre o mar na costa. Será um fim de semana com sol, mas no Leste gaúcho a circulação ciclônica ainda traz nuvens e chuva isolada intercalada com sol.

Fonte: METSUL
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário