segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Grêmio perde para o Corinthians e se complica na briga por G4

Tricolor não depende mais de si para chegar à Libertadores

Grêmio perdeu e se complicou no G4 | Foto: Miguel Schincariol / Folhapress / CP
   Grêmio perdeu e se complicou no G4 | Foto: Miguel Schincariol / Folhapress / CP

O Grêmio foi derrotado pelo Corinthians por 1 a 0 no início da noite deste domingo no Itaquerão e se complicou no Campeonato Brasileiro. Após uma atuação ruim no primeiro tempo, o Tricolor melhorou na segunda etapa, mas sofreu o gol de Paolo Guerrero em um erro de marcação a dez minutos do fim. 

Com a derrota, o Grêmio vê o adversário abrir seis pontos de vantagem na tabela do Brasileirão. A três do quarto, o Inter, o Tricolor pode ver a chance de Libertadores acabar na próxima rodada. A equipe comandada por Felipão não depende mais de si para chegar à competição continental.

No próximo domingo, o Tricolor vai a Salvador enfrentar o Bahia, às 19h30min, na Arena Fonte Nova. O Corinthians também atua fora de casa no domingo, encara o Fluminense no Rio de Janeiro, às 17h.

Corinthians domina o primeiro tempo, mas trave e Grohe salvam o Grêmio


O técnico Luiz Felipe Scolari optou por improvisar Ramiro na lateral direta no lugar do suspenso Pará. Assim, o volante Riveros, um dos destaques na partida contra o Cruzeiro, seguiu no meio-campo. Mas o paraguaio e o time do Grêmio não repetiram a boa atuação do primeiro tempo diante dos mineiros na quinta-feira. Com pouca pressão no meio-campo e espaços na defesa, o Tricolor foi dominado pelo Corinthians na etapa inicial.

A equipe paulista mostrou que ia ter uma postura ofensiva logo no primeiro lance do jogo. A 1 minuto, Renato Augusto testou Marcelo Grohe em chute de longe que o goleiro gremista fez a defesa. O mesmo Renato Augusto arriscou de novo, aos 9, em chute que foi por cima do gol.

Se os chutes de longe de Renato Augusto não levaram perigo ao gol, quando Guerrero apareceu foi diferente. Aos 10 minutos, o peruano dominou a bola com a marcação de Rhodolfo, mas girou rápido e com um potente chute acertou a trave esquerda do Grêmio.

O Corinthians seguiu com o controle do jogo e ameaçando em bolas paradas. Após uma sequência de escanteios, Felipe subiu mais alto que a defesa gremista e cabeceou pela linha de fundo em um lance que Marcelo Grohe estava sem chances de chegar na bola.

Aos 30, Guerrero apareceu de novo. Ele finalizou à queima roupa após cruzamento e obrigou Grohe a fazer uma grande defesa para manter o zero no placar. O Grêmio só finalizou ao gol de Cássio aos 35 minutos, quando Fellipe Bastos apanhou o rebote e acertou um chute que passou perto do travessão. 

Com Giuliano, Grêmio melhora, mas sofre o gol no final

O Grêmio retornou com uma mudança para a etapa final. O meia Giuliano entrou no lugar de Riveros na tentativa de Felipão de tornar o time mais ofensivo. E a mudança deu certo. O Tricolor passou a ter mais bola atuando no 4-2-3-1 e conseguiu levar perigo ao Corinthians. Logo aos 2 minutos, o Tricolor balançou as redes em lance que não valeu. Giuliano arriscou o chute da entrada da área, Cássio deu rebote e Barcos mandou para dentro, mas a arbitragem assinalou impedimento. 

Mesmo com o Grêmio tendo mais posse de bola e igualando o jogo – diferente do que ocorreu na primeira etapa –, Paolo Guerrero seguia sendo perigoso. Aos 6, ele puxou o contra-ataque contra três marcadores do Grêmio e por pouco não marcou um golaço. 

Guerrero teve mais uma chance aos 23, quando dominou a bola dentro da área após escanteio e finalizou para fora. Logo depois, Felipão fez a segunda mexida no Grêmio, Alán Ruiz no lugar de Luan. Mano Menezes respondeu com Danilo na vaga de Elias.

Aos 25, um lance confuso da arbitragem. O auxiliar levantou a bandeira após um cruzamento em que a bola teria tocado no braço de Fábio Santos, que estava dentro da área. Depois de uma conversa com ele, o árbitro Ricardo Marques Ribeiro assinalou apenas lateral para o Grêmio, o que gerou muitas reclamações dos jogadores do Tricolor.

Mano ainda botou Jadson no lugar de Renato Augusto aos 34 e quase foi premiado no minuto seguinte. O meia bateu falta para área, o zagueiro Felipe ganhou da defesa gremista por cima e acertou a trave de Grohe. Guerrero ainda pegou o rebote, mas, caído, finalizou mal.

A sorte que ajudou o Grêmio no lance seguinte não apareceu três minutos depois. Jadson deu bom passe para Luciano, que cruzou da direita. A bola chegou a Paolo Guerrero, que conseguiu escapar de Rhodolfo, girou e finalizou meio sem jeito, a bola passou por Grohe e morreu no fundo das redes, 1 a 0 para o time paulista.

Felipão ainda mandou Lucas Coelho no lugar de Dudu, mas não deu tempo para mais nada. 

36ª Rodada - Brasileirão

Grêmio

Marcelo Grohe; Ramiro, Rhodolfo, Bressan e Zé Roberto; Walace, Fellipe Bastos, Riveros (Giuliano), Luan (Alán Ruiz) e Dudu; Barcos. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Corinthians

Cássio; Fagner, Gil, Felipe, Fábio Santos; Ralf, Elias (Danilo), Petros, Renato Augusto (Jadson); Malcom (Luciano), Guerrero. Técnico: Mano Menezes.

Gols: Paolo Guerrero (37min/2ºT)
Cartões amarelos: Cássio (COR) Dudu, Alán Ruiz (GRE)

Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro; Assistentes: Marcio Eustáquio Santiago e Guilherme Camilo (MG) 

Cristiano Munari
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário