sábado, 29 de novembro de 2014

Cães podem ter sido mortos em Bom Jesus com fungicida, indica veterinário

Para Jackson Longhi, animais podem ter ficado até dois dias agonizando

Cães podem ter sido mortos em Bom Jesus com fungicida, indica veterinário | Foto: Reprodução / Facebook / CP
   Cães podem ter sido mortos em Bom Jesus com fungicida, indica veterinário | Foto: Reprodução / Facebook / CP

Um fungicida usado na plantação de batatas pode ter sido a causa da morte de mais de uma centena de cães em Bom Jesus, nos Campos de Cima da Serra. A suspeita é do médico veterinário da Associação de Proteção Animal da cidade, Jackson Peres Longhi. Para ele, as características sugerem que o agente foi o Granutox, segundo ele, proibido em diversos países, mais ainda permitido no Brasil.

Em três bairros e no Centro da cidade, foram encontrados peitos de frango e guisado contaminados, deixados na rua para atrair os animais. O material foi recolhido e encaminhado à Polícia Civil. Análise de laboratório vai apontar qual foi o agente causador das mortes. Conforme Longhi, pode chegar a 150 o número de cães encontrados mortos. No momento, os óbitos cessaram.

O fungicida provoca aceleração do coração e falência múltipla de órgãos, resultando na morte do contaminado. O óbito, no entanto, não é imediato. O animal pode ficar até dois dias agonizando. Nesse período, ele sofre pela insuficiência dos órgãos vitais e perda de mucosa, o que resulta em sangramento nos olhos, boca e com as fezes. “A estricnina mata por asfixia e rapidamente. Esse não. O bicho sofre muito”, comparou.

Há dois meses, em um bairro da cidade, o veterinário atendeu a um cliente e conseguir salvar a cadela dele, vítima de uma contaminação semelhante à que ocorreu recentemente. “Ele me contou que no bairro Alto da Pedra cerca de 30 animais morreram naqueles dias”, recordou. Aves que consomem carniça, como gaviões e urubus, também podem estar morrendo, mas como vivem no mato, não são vistas pela população.

A Polícia Civil ainda não informou ter suspeitos do crime.

Fonte: Samuel Vettori / Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário