domingo, 28 de junho de 2015

Professora redentorense apresenta projeto didático em São Paulo


   Professora de Língua Portuguesa Eliane Amaral Costa / Foto: Divulgação

Eliane Amaral Costa, professora de Língua Portuguesa, teve projeto de sua autoria selecionado para ser apresentado no Seminário Internacional Escrevendo o Futuro que aconteceu em São Paulo nos dias 22 e 23 de junho de 2015.

O projeto didático intitulado “Fanfics: um jeito de aprimorar letramentos” foi pré-requisito para a obtenção de certificação do curso “Caminhos da Escrita” realizado pela professora. Esse curso foi criado pelo programa das Olimpíadas da Língua Portuguesa em 2014 e selecionado pelo MEC – Ministério de Educação para fazer parte do Guia de Tecnologias.

Aproximadamente 600 educadores certificados pelo curso apresentaram os projetos aos organizadores do Seminário acima referido, sendo selecionados, ao final do processo que iniciou no mês de março do corrente ano, 24 projetos a nível nacional, dentre eles dois do estado do Rio Grande do Sul, destes um é o de autoria da Professora Eliane.

O projeto “Fanfics: um jeito de aprimorar letramentos” foi desenvolvido em escolas estaduais do município de Redentora e, segundo a autora, a pretensão é de desenvolvê-lo também nas escolas indígenas. Este projeto tem o objetivo de que os estudantes cadastrem-se em um site que hospeda fanfics (textos escritos de fãs para fãs) que exige o cumprimento de regras para que as postagens sejam aceitas, entra elas: a escrita na variante padrão da língua portuguesa, respeito aos direitos humanos, o que incentiva a leitura, escrita e inclusão digital.

Os estudantes participantes do projeto escreveram fanfics, sendo fãs das letras de músicas compostas pelo Dr. Ubiratan Vieira, também homenagearam o Grupo Tenência Gaúcha de Redentora/RS.


Fonte: Portela Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário