segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Grêmio goleia o Inter na Arena e entra no G-4

Alán Ruiz marcou dois na vitória por 4 a 1 que tirou o time de Abel dos quatro primeiros do Brasileiro

Luan abriu o placar e teve bom desempenho na goleada do Grêmio | Foto: Fabiano Amaral
   Luan abriu o placar e teve bom desempenho na goleada do Grêmio | Foto: Fabiano Amaral

Demorou quase dois anos, mas finalmente aconteceu a primeira vitória do Grêmio sobre o Inter na Arena. E ela chegou com estilo, com superioridade, traduzida em campo e no placar: 4 a 1 – uma goleada que não ocorria há quase 24 anos. De quebra, o Tricolor ultrapassou neste domingo o rival na tabela e alcançou o G4 do Brasileirão.

Com os três pontos, os comandados de Felipão chegaram aos 57 pontos e assumiram a terceira colocação graças ao saldo de gol. No outro lado, com a derrota, o Inter saiu da zona de classificação para a Libertadores e termina a rodada na 5ª posição, com 56.

O Inter volta aos gramados na quarta-feira, às 22h, para enfrentar o São Paulo, no Morumbi, em partida adiantada. O Grêmio só tem compromisso no sábado, às 19h30min, contra o Criciúma, no Heriberto Hülse. 

Grêmio entra a mil

Atuando em seus domínios, o Grêmio iniciou o jogo pressionando o Inter. Já a 20 segundos o time de Felipão deu mostras que seria perigoso. Dudu tabelou com Barcos e recebeu dentro da área. O atacante girou e bateu forte, Alisson defendeu, mas a jogada já não valia devido à condição de impedimento de Dudu. Aos 5 minutos, Barcos passou para Ramiro, próximo a grande área colorada, o volante ajeitou e bateu, mas a bola saiu alta, sem perigo. 

Em um jogo bastante disputado, com marcação forte e muitas faltas, os dois times lutavam de intermediária a intermediária, mas não conseguiam passar pela barreira defensiva armada pelos treinadores. Entretanto, o Grêmio apresentava maior disposição em campo e tinha maior presença ofensiva. 

Aproveitando os espaços do meio de campo e das laterais do Inter, o Tricolor pressionava. Aos 19 minutos, Barcos tabelou com Zé Roberto e recebeu passe na linha da grande área. O centroavante girou e concluiu por sobre o poste superior de Alisson. 

O maior volume de jogo e a pressão sobre o adversário se transformaram em gol aos 27 minutos. Willians perdeu a bola no meio de campo e Dudu partiu para a jogada individual. Na linha de fundo, ele driblou Aránguiz e cruzou rasteiro. Luan se atirou e empurrou a bola para o fundo das redes. Gol do Grêmio. 

A resposta do Inter veio aos 33 minutos. Após cobrança de falta de Alán Patrick, Alan Costa ajeitou de cabeça para o interior da área e Nilmar, de bicicleta, finalizou próximo ao travessão de Marcelo Grohe, fazendo ainda a bola roçar a rede do lado de fora. Mas foi mais um susto para o Grêmio, que, três minutos depois, chegou com força de novo ao ataque. Luan passou com facilidade por Alan Ruschel, dentro da área, e disparou, mas Alisson fez a defesa. 

Um minuto depois, Fellipe Bastos arriscou próximo ao círculo do meio de campo e fez o goleiro do Inter defender em dois tempos. Aos 39 minutos, Alex mandou da intermediária, forte, e obrigou Marcelo Grohe a espalmar para não correr riscos. 

Atrás no placar, o Inter seguiu insistindo e equilibrou o jogo no fim do primeiro tempo. Aos 42, Alan Costa cabeceou próximo ao ângulo direito de Grohe. Dois minutos depois, Alan Patrick arriscou da intermediária, Grohe espalmou e, antes de Nilmar chegar à bola, Rhodolfo afastou pela linha de fundo. Na cobrança de escanteio, D'Alessandro tentou o gol olímpico e o goleiro gremista fez a defesa. 

Vitória se transforma em goleada

A expectativa colorada de pressão para igualar o jogo não retornou do vestiário. Os dois times voltaram para a segunda etapa com as mesmas formações e o Grêmio ampliou rapidamente. Aos três minutos, Luan tabelou com Dudu, pela esquerda de ataque, observou a entrada de Ramiro e fez o lançamento. Mesmo marcado por Alan Ruschel, o volante chutou rasteiro e ampliou. Grêmio 2 a 0 Inter.

A partir do gol, o Inter partiu para o ataque. Aos 10, Alan Ruschel fez jogada pela esquerda e passou para Alan Patrick. O meia arriscou da intermediária e a bola passou próxima ao poste esquerdo de Grohe. Quatro minutos depois, Aránguiz cobrou falta pela esquerda de ataque, a bola quicou na pequena área e Marcelo Grohe fez a defesa. Após o lance, Abel retirou Alan Patrick e colocou Rafael Moura. 

Moura entrou com estrela. Aos 15, na primeira jogada do centroavante, que entrou aberto pela esquerda, arriscou um potente chute da intermediária e acertou o canto esquerdo de Marcelo Grohe. Golaço, que reavivou o Inter e fez os treinadores mudarem os times: seis minutos depois, Valdívia entrou na vaga de Alex; e Felipão retirou Ramiro para a entrada de Giuliano. 

Mesmo com o Inter precisando empatar para permanecer no G-4, o Grêmio voltou a dominar o jogo e pressionar. Aos 27, Giuliano recebeu lançamento pela direita, abriu espaço e chutou. Alisson, bem posicionado, espalmou pela linha de fundo. Três minutos depois o Tricolor ampliou. Zé Roberto cobrou falta da direita de ataque, a bola quicou dentro da área e, no segundo poste, Alán Ruiz cabeceou para o fundo das redes. 

Aos 36, o Tricolor chegou à goleada. Taiberson errou no ataque, Giuliano serviu Alán Ruiz. O argentino deu um corte em Alan Ruschel e chutou forte no canto esquerdo de Alisson: 4 a 1, Grêmio. Nos minutos finais, além de muita confusão, os comandados de Felipão seguiram insistindo, mas não conseguiram ampliar. O Inter terminou o jogo como teve durante a maior parte do tempo, apático.

Brasileirão – 33ª rodada


Grêmio 4
Marcelo Grohe; Pará, Geromel, Rhodolfo e Zé Roberto; Walace, Ramiro (Giuliano), Fellipe Bastos e Luan (Alán Ruiz) (Matheus Biteco); Dudu e Barcos. Técnico:Felipão.

Inter 1
Alisson; Wellington Silva, Alan Costa, Ernando e Alan Ruschel; Willians, Charles Aránguiz, Alán Patrick (Rafael Moura), D'Alessandro e Alex (Valdívia); Nilmar (Taiberson). Técnico: Abel Braga.

Gols: Luan (27min/1ºT), Ramiro (3min/2ºT) e Alán Ruiz (30min/2ºT e 36min/2ºT); Rafael Moura (15min/2ºT)
Cartões amarelos: Pedro Geromel e Alán Ruiz (G) e Willians e Rafael Moura (I)

Público total: 46.437
Renda: R$ 1.829.334,16.

Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (Aspirante Fifa - SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (FIFA - SP) e Márcio Luís Augusto (SP)

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário