sábado, 8 de novembro de 2014

Bombeiros resgatam homem que ficou oito horas no Guaíba

Extensa varredura foi realizada na região com embarcação da corporação

A persistência dos bombeiros mergulhadores do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) foi fundamental para resgatar com vida um homem, de 31 anos, que ficou boiando à deriva por cerca de oito horas nas águas do Guaíba, entre a noite de sexta-feira e amanhecer deste sábado. Com um quadro de hipotermia e exaustão, ele foi internado no Hospital de Pronto Socorro (HPS). O comandante do GBS, major Roberto do Canto Wilkoszynski, elogiou a atuação do seu efetivo em não desistir de encontrar a vítima no meio da escuridão em uma vasta área. “Procuraram a agulha no palheiro”, comparou o oficial, explicando que as buscas são mantidas enquanto não existe a certeza de ocorreu o óbito.

Por volta das 21h de sexta-feira, os moradores das proximidades da ponte do Saco da Alemoa, sobre o rio Jacuí, entre as ilhas Grande dos Marinheiros e das Flores, ouviram gritos de socorro. O 9º BPM foi acionado e não localizou e nem escutou ninguém na área. Já na madrugada de sábado, os moradores dos extremos das duas ilhas foram acordados pelos gritos de socorro. O GBS foi então mobilizados pois tudo indicava que havia alguém sendo levado pela correnteza das águas. 

Uma extensa varredura foi realizada na região com uma embarcação pelo efetivo, que estava munido de e farolete e apito. Ao amanhecer, em torno das 5h, os bombeiros mergulhadores finalmente localizaram a vítima exaurida mas ainda boiando e com forças de pedir socorro. Resgatado das águas, o homem foi aquecido e, já no cais do porto, uma ambulância do Samu aguardava para levá-lo ao HPS. “Ele conseguiu dizer apenas que havia caído da ponte”, recordou o major Roberto do Canto Wilkoszynski, acrescentando que desconhece as circunstâncias da queda. Para o oficial, a resistência da vítima em permanecer à tona chamou a atenção. “Não é comum”, avaliou.

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário