segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Primeiros médicos estrangeiros podem começar a trabalhar no RS

Profissionais foram selecionados no programa Mais Médicos.
Secretário do Ministério da Saúde recepcionará médicos em Porto Alegre.


Foto: Reprodução

Com os registros liberados pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers), 19 profissionais do programa Mais Médicos já podem começar a trabalhar nesta segunda-feira (23). O anúncio foi feito pelo secretário de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, Mozart Salles, em entrevista ao programa Bom Dia Rio Grande, da RBS TV.

Dois médicos devem começar a trabalhar em Porto Alegre, uma profissional da Argentina e outro de Honduras, e os demais na Região Metropolitana e no interior do estado. "Eles ficam nas áreas mais carentes, essa é a determinação do programa. No total (com os registros já liberados) são 19 médicos em 14 cidades", disse o secretário.

Conforme Mozart Salles, os estrangeiros realizaram atividades durante quatro semanas antes de começar a trabalhar no estado. Sobre a comunicação, o secretário não acredita em problemas. Ele entende que o dia a dia será fundamental para a adaptação. "Tem uma preocupação importante sobre isso, mas eles fizeram avaliação de língua portuguesa, e na especialização ainda terão módulo de português. Agora, o grande exercício do conhecimento é o acompanhamento das ações diárias, de interagir na linguagem do paciente, e isso é contínuo", salientou.

Às 10h desta segunda, o secretário vai ao Cremers para buscar os 19 registros dos médicos que já ficaram prontos. Depois, ele irá se encontrar com o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, às 11h30, na Unidade de Saúde Básica (UBS) do Morro dos Sargentos, no bairro Serraria, onde começa a trabalhar uma profissional argentina.

De acordo com o Cremers, na sexta-feira (20), os primeiros oito médicos receberam o registro durante a tarde – cinco brasileiros que se formaram no exterior, dois uruguaios e um palestino. Outros 11 obtiveram o documento no início da noite.

Na última segunda-feira (16), foi publicado no Diário Oficial da União um parecer assinado pela presidente Dilma Rousseff e pelo advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, regulamentando o registro profissional dos participantes do programa Mais Médicos. De acordo com o parecer, que tem força de lei, os conselhos regionais de Medicina (CRMs) não podem exigir qualquer documentação para conceder o registro dos profissionais além do que foi definido pela Medida Provisória 621/2013 e pelo Decreto 8040/2013, que regulamentam o programa.

Assim como outros CRMS do país, o Cremers tentou impedir na Justiça o registro provisório dos médicos de programa. Os pedidos de liminares do conselho, no entanto, foram negados nas duas instâncias da Justiça Federal, o último deles no dia 12, pelo TRF4. Mas ainda falta o julgamento de mérito, salienta Rogério Wolf de Aguiar. O presidente do Cremers diz que órgão não tem intenção de sabotar o programa, apenas exigir o cumprimento da lei para o registro dos médicos.

Info Mais Médicos V7 3.9 (Foto: Editoria de Arte/G1)


Fonte: Do G1 RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário