domingo, 8 de setembro de 2013

Grêmio vence Lusa no sufoco e dorme na vice-liderança

Tricolor cedeu empate depois de fazer 2 a 0, mas Kleber garantiu o triunfo em cobrança de pênalti

   Kleber marcou no final e garantiu vitória do Grêmio
   Crédito: Lucas Uebel / Grêmio / CP

Em jogo emocionante na Arena, o Grêmio conseguiu vencer no sufoco a Portuguesa por 3 a 2 na noite de sábado. Melhor no jogo, o Tricolor chegou a abrir 2 a 0, mas o time sofreu um apagão e deixou o adversário empatar. Num lance polêmico aos 41 do segundo tempo, o árbitro marcou pênalti para a equipe do técnico Renato Portaluppi, dois jogadores da Lusa foram expulsos e Kleber garantiu os três pontos pela última rodada do primeiro turno do Brasileirão.

O Grêmio dorme na vice-liderança com a vitória conquistada e chega aos 34 pontos na tabela. Neste domingo, o time torce pelos fracassos de Atlético-PR e Botafogo, que encaram Vasco e Criciúma, respectivamente. Na próxima rodada, o Tricolor encara o Náutico na quarta-feira, às 21h50min, fora de casa. 

Primeiro tempo sonolento

Faltou criatividade e sobraram passes errados no primeiro tempo. O Grêmio foi para o ataque desde o minuto inicial, mas pecou diversas vezes na armação das jogadas ofensivas. A Portuguesa se fechou e forçou a marcação desde o meio-campo, dificultando a vida do Tricolor.

Com dois minutos, após boa troca de passes e jogada coletiva, Alex Telles cruzou à meia-altura da esquerda e Kleber tentou uma bicicleta, mas o tiro foi alto. Logo depois, o lateral fez novo levantamento da esquerda e Lauro saiu da meta para tirar de soco. 

Com a dificuldade de penetração na área adversária, o Grêmio começou a usar dos chutes de longe para tentar abrir o placar. Aos 19, Alex Telles pegou rebote de cruzamento e chutou cruzado. A bola passa na frente do gol. Na sequência, Kleber recebe na área e girou, mas a pelota foi para fora. 

Os erros e ansiedade atrapalharam o Grêmio na parte final do primeiro tempo. Além da dificuldade na criação, o time não conseguia controlar o meio de campo. Aos 35, Rhodolfo arriscou de muito longe e Lauro fez bela defesa no canto. Depois, Gabriel pediu para cobrar falta, mas mandou a bola longe. No final, Barcos aparou cruzamento de cabeça, mas foi para fora.

Grêmio abre 2 a 0 no início do segundo tempo

Diferente da sonolência da primeira etapa, o segundo tempo foi emocionante e dinâmico na Arena. O Grêmio sufocou o oponente e chegou a abrir 2 a 0. Daí o técnico Guto Ferreira mudou o esquema para três atacantes e conseguiu o empate. No final, um pênalti polêmico foi marcado pra o Tricolor e dois jogadores da Lusa receberam o vermelho.

Com dois minutos, Kleber abriu o placar, mas o gol foi anulado pela arbitragem. Pará cruzou e o Gladiador cabeceou para a meta, mas o auxiliar apontou impedimento. 

A pressão gremista continuou apesar da decisão do juiz. Quatro minutos depois, na cobrança de escanteio, Souza desviou no primeiro pau e a bola sobrou limpara para Barcos testar com categoria para o fundo das redes. 

O gol deu ânimo para o Tricolor e fez com que a Lusa fosse ao ataque. Com isso, o oponente abriu atrás e permitiu que o mandante ampliasse. Com 12 min, Kleber cruzou e Zé Roberto foi rápido e empurrou a bola com o pé esquerdo para o gol. No lance seguinte, Barcos perdeu uma chance incrível de iniciar a goleada. Sozinho na área, pela esquerda, o Pirata chutou por cima. 

Tricolor apaga, Lusa empata e pênalti no final

E o Grêmio pagou pelo gol não marcado. O técnico da Lusa mexeu na equipe e mandou um esquema com três atacantes. O Tricolor passou a administrar o jogo e tomou o primeiro susto aos 24 minutos. Bruninho recebeu na área, chutou em cima de Dida. O goleiro fez a defesa, mas a bola bateu na barriga de Rhodolfo e entrou na meta. 

Mas o gol do oponente não despertou os gremistas. Aos 29, num cruzamento pela direita, Gilberto cabeceou forte e o goleiro defendeu com segurança. Na sequência, após escanteio muito reclamado pelo Grêmio, Luís Ricardo apareceu livre no primeiro pau e não errou – 2 a 2.

No final, aos 42, Kleber foi empurrado numa disputa aérea. O juiz deu pênalti e iniciou uma pequena confusão, sendo necessária a entrada da polícia no campo. Após duas expulsões no lado da Lusa e três minutos de confronto parado, o Gladiador converteu a penalidade e garantiu os três pontos ao Grêmio.

Brasileirão 2013 – 19ª Rodada 

Grêmio 3
Dida; Werley (Gabriel), Rhodolfo e Bressan; Pará, Souza, Zé Roberto, Ramiro (Maxi Rodriguez) e Alex Telles; Kleber e Barcos. Técnico: Renato Portaluppi. 

Portuguesa 2
Lauro; Luís Ricardo, Moisés Moura, Valdomiro e Rogério; Ferdinando, Moisés, Bruno Henrique (Bruninho) e Souza; Diogo e Gilberto. Técnico: Guto Ferreira.

Gols: Barcos (6min/2ºT), Zé Roberto (12min/2ºT) e Kleber (41min/2ºT); Rhodolfo (contra, 24min/2ºT) e Luís Ricardo (31min/2ºT).
Cartões amarelos: Diogo, Bruno Henrique, Rogério (P); Barcos (G).
Cartões vermelhos: Bruninho e Valdomiro (P).

Público: 21.219.
Renda: R$ 783.260,00
Local: Arena. 
Árbitro: Jailson Macedo de Freitas (BA).

Fonte: Laion Espíndula / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário