domingo, 1 de setembro de 2013

Grêmio faz dever de casa e vence Ponte Preta por 1 a 0

Kleber marcou o único gol da partida aos 13 minutos do segundo tempo

   Kleber garantiu a vitória do Grêmio na Arena 
   Crédito: Lucas Uebel / Flickr Grêmio / CP

Em uma atuação sem brilho, o Grêmio alcançou a sequência inédita de cinco vitórias consecutivas no Brasileirão na noite de sábado na Arena. O Tricolor fez o dever de casa ao vencer a Ponte Preta por 1 a 0. O gol da partida foi marcado pelo atacante Kleber, que aproveitou uma falha da defesa do time paulista aos 13 minutos do segundo tempo. 

Com o resultado de ontem, o Grêmio assumiu a vice-liderança de forma provisória e alcançou o mesmo número de pontos do Cruzeiro: 31. Na próxima rodada, o Grêmio irá enfrentar o Goiás no Serra Dourada. 

Grêmio pressiona e quase abre placar pelo alto

Obcecado pela quinta vitória consecutiva no Brasileirão, o Grêmio iniciou a partida pressionando a Ponte Preta. Bem posicionado em campo, o Tricolor fechou os espaços nos primeiros minutos do jogo e não deixou que o time paulista saísse do seu próprio terreno. Apesar da pressão, a primeira chance surgiu aos 10, quando Barcos fez boa jogada na meia-esquerda. A bola espirrou e sobrou para o lateral Alex Telles, que ingressou na grande área e arriscou o chute. O goleiro Roberto fez uma boa intervenção. 

O esquema montado por Renato deu liberdade aos laterais gremistas e tanto Alex Telles quanto Pará eram acionados a todo instante pelos flancos. Depois do primeiro chute, o Grêmio já passava a ter dificuldades de penetração. A saída foi apelar para as bolas paradas. Aos 15 minutos, após a cobrança de escanteio, Barcos cabeceou bem, mas a bola ganhou altura e assustou a defesa da Ponte. 

A partir dos 20 minutos, a Ponte Preta conseguiu sair da defesa e respirar dentro de campo. O time de Jorginho passou a tocar a bola com paciência e ganhou terreno na Arena. O Grêmio, por outro lado, deixou de pressionar e permitiu algumas iniciativas da Macaca pelo lado esquerdo com o lateral Chiquinho. Apesar das tentativas, nenhuma jogada produtiva nasceu dos pés dos jogadores da equipe de Campinas. Somente aos 27 minutos, o ala Régis investiu contra a marcação gremista e arriscou um chute de perna esquerda. A bola passou longe do gol de Dida. 

Se o Grêmio já não conseguia chegar à área da Ponte com a bola no chão, a saída foi apelar mais uma vez para jogadas pelo alto. Na primeira tentativa, Alex Telles cobrou escanteio e o zagueiro Rhodolfo cabeceou a bola pelo alto. Em seguida, Barcos decidiu arriscar um chute de fora da área, obrigando o goleiro Roberto a fazer uma boa defesa. No segundo escanteio consecutivo, aos 33 minutos, foi Bressan quem apareceu para assustar a defesa da Ponte. Ele cabeceou e a bola passou muito perto do canto esquerdo do gol da Macaca. 

Aos 38 minutos, o Grêmio quase abriu o placar em um novo lance de bola parada. Desta vez, após uma cobrança de falta pela direita, Souza subiu mais que a defesa e cabeceou bem. A bola perdeu altura e bateu no pé da trave. Antes do término do primeiro tempo, a Ponte conseguiu criar a sua única jogada em todo primeiro tempo. Ela nasceu através de um contra-ataque, puxado por Giovanni. O lance terminou no chute de Chiquinho, que colocou a bola nas redes, mas a arbitragem anulou o tento porque Giovanni estava impedido.

Kleber aproveita falha da zaga da Ponte

A exemplo do primeiro tempo, o Grêmio voltou para o gramado da Arena decidiu a fazer um gol nos primeiros minutos da segunda etapa. Mais uma vez, a bola aérea foi a ferramenta usada para assustar a defesa da Ponte Preta. Alex Telles cobrou escanteio da direita e Rhodolfo quase abriu o placar. O goleiro Roberto fez apenas o golpe de vista. 

A Ponte respondeu aos seis minutos, quando Ramírez carregou a bola em alta velocidade e chutou de fora da área. A tentativa, porém, foi fraca. Em seguida, o jogo ficou mais complicado para o time de Campinas. O atacante Giovanni, que tinha recebido cartão amarelo, foi advertido novamente e expulso pelo árbitro Rodrigo Nunes Sá. Com um homem a menos, a equipe treinada por Jorginho passou a defender mais e perdeu a chance de contra-ataque. 

Apesar de estar em vantagem numérica, o Grêmio ainda esbarrava no bom posicionamento da defesa adversária. Aos 13 minutos, no entanto, um erro permitiu que o Tricolor abrisse o placar. Betão recuou mal para o goleiro Roberto e Kleber se aproveitou do lance. Com tranquilidade, o atacante tocou na saída do arqueiro e a bola entrou mansamente nas redes. 

Com 20 minutos de jogo, o técnico Renato Portaluppi decidiu modificar o Grêmio e deixar a equipe mais ofensiva. Zé Roberto foi chamado para entrar em campo na vaga de Riveros. O camisa 10 passou a comandar todas as ações do Tricolor, principalmente acionando Pará na direita e Alex Telles na esquerda. A única tarefa que restava para Ponte era se defender e por isso Jorginho encaminhou as entradas de Magal e Fernando nas vagas de Fernando Bob e Ramírez, respectivamente. 

Em um erro da zaga gremista, nasceu umas poucas oportunidades da Ponte Preta no segundo tempo. Bressan fez falta em William e recebeu cartão amarelo. A cobrança, no entanto, foi desperdiçada por Chiquinho. Depois disso, o Grêmio seguiu com dificuldades para ampliar o placar. Até o final da partida as jogadas terminaram no ferrolho armado por Jorginho para evitar uma derrota ainda pior. 

Brasileirão 2013 - 17ª Rodada

Grêmio 1
Dida; Werley, Rhodolfo e Bressan (Vargas); Pará, Souza, Riveros, Ramiro e Alex Telles; Kleber e Barcos. Técnico: Renato Portaluppi.

Ponte Preta 0
Roberto; Régis, Betão, Diego Sacomam e Uendel; Baraka, Fernando Bob (Magal), Chiquinho e Ramirez (Fernando); Giovanni e William. Técnico: Jorginho.

Gols: Kleber, aos 13/2º
Cartões amarelos: Giovanni (P); Riveros (G); Bressan (G); Rhodolfo (G);
Cartões vermelho: Giovanni (P);

Local: Arena.
Árbitro: Rodrigo Nunes Sá (RJ).
Público: 25.537

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário